Segundo a matéria publicada pelo jornal Shinmai, da província de Nagano, o governo japonês está caminhando para uma nova revisão do sistema de aceitação de nipo-americanos de quarta geração que vivem no Brasil, Peru e outros países.
O atual Sistema de Recepção Adicional dos Yonseis foi introduzido em 2018 pelo governo japonês e já teve 4 revisões, sendo a última em 29 de março de 2021.
“De acordo com o Comitê Especial para Trabalhadores Estrangeiros do Partido Liberal Democrático (PLD), o número de imigrantes japoneses de quarta geração que entraram no país sob esse sistema é de pouco mais de 140 até setembro de 2022”, segundo a matéria, embora o limite anual estivesse previsto para 4 mil yonseis anuais.
“O principal motivo desse baixo número de yonseis são as condições rígidas, como limitar o número de pessoas com idade entre 18 e 30 anos”, aponta a matéria e, “por isso, um grupo de nikkeis do Brasil reivindica melhorias”.
Um grupo de especialistas está considerando revisar o sistema de treinamento dos estagiários técnicos estrangeiros e o sistema de habilidades específicas também e aconteceu a terceira reunião na quarta-feira (15), pois há necessidade de assegurar a entrada de mão de obra, escassa no Japão.
Caso queira ler novamente o Sistema de Recepção Adicional dos Yonseis, em português, toque aqui.
Fontes: Shinmai e MOJ