As corredeiras do Rio Hozu (Hozugawa) são famosas pelos turistas que gostam de adrenalina. São 16 quilômetros de muita emoção a bordo do barco que parte da cidade de Kameoka até Arashiyama, na cidade de Quioto (província homônima). Nas diferentes estações do ano os turistas podem apreciar a bela paisagem das margens, como sakura e folhas de outono.
Por volta das 11h30 de terça-feira (28), entrou um telefonema no 119 pedindo socorro porque o barco virou. Havia 19 passageiros a bordo, incluindo 3 crianças, e 5 barqueiros, os quais caíram no rio depois que a embarcação chocou contra uma rocha.
Um dos turistas foi socorrido e internado, 5 conseguiram nadar e chegar à margem do rio, o barqueiro foi encontrado inconsciente e morreu, 3 passageiros ficaram feridos e os demais se encontram bem, pois todos colete salva-vidas. Mas, os bombeiros estão conferindo se não falta ninguém porque inicialmente o comunicado era de 3 desaparecidos.
Como o rio estava mais cheio do que o normal por causa da chuva do dia anterior, a empresa operadora decidiu acrescentar mais um barqueiro, pois normalmente o passeio é feito em 4.
Essa aventura na corredeira é muito popular e foi retomado para a temporada de 2023 em 12 deste mês, depois do grande intervalo de 3 anos por causa da pandemia.
Em geral, o tempo do trajeto para descer os 16 quilômetros é de cerca de 2 horas. Segundo a polícia, quando aconteceu o acidente fazia cerca de meia hora que haviam partido.
Assista ao vídeo do local do acidente, gravado pelo jornal Asahi.
https://youtu.be/3K1DIe_7Icw
Fontes: YTV, Sankei, ANN, FNN e Asahi