Ilustrativa (banco de imagens)
Reservistas russos provavelmente estão usando “pás” para combate “corpo a corpo” na Ucrânia devido a uma escassez de munição, diz o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Publicidade
No fim de fevereiro, reservistas descreveram ter recebido ordem para atacar uma posição ucraniana “equipados apenas com armas de fogo e pás”, disse o ministério em sua atualização de inteligência mais recente.
O ministério mencionou uma pá conhecida como MPL-50.
A ferramenta foi desenvolvida em 1869 e sofreu uma pequena mudança, disse o ministério.
“A letalidade da ferramenta consolidada MPL-50 de uso padrão é particularmente mitificada na Rússia”, disse o ministério.
O uso continuado da pá “como arma destaca o combate brutal e de baixa tecnologia que veio a caracterizar grande parte da guerra”, disse o ministério britânico.
Um dos reservistas descreveu não estar “nem fisicamente nem psicologicamente” preparado para a ação, acrescentou a atualização.
“Evidência recente sugere um aumento em combate próximo na Ucrânia”, disse o ministério.
“Isso é provavelmente resultado do comando russo continuando a insistir em ação ofensiva que consiste amplamente de infantaria desmontada, com menos suporte de fogo de artilharia porque a Rússia está sem munição”.
Enquanto isso, forças russas parecem ter garantido uma vantagem posicional suficiente na cidade cercada de Bakhmut, disse o Instituto para Estudo da Guerra (ISW).
Bakhmut tem visto meses de guerra, enquanto a Rússia tenta tomar controle da pequena cidade, onde cerca de 4 mil civis permanecem.
Milhares de soldados russos morreram tentando tomar Bakhmut, que tinha uma população pré-guerra de aproximadamente 75 mil pessoas.
Fonte: BBC