Encontro dos policiais bilíngues em Shiga

Esses policiais, chamados de agentes intérpretes, tiveram um workshop em diversos idiomas simulando situações de estrangeiros envolvidos em problemas.

Policiais de 6 províncias, todos intérpretes (NHK)

A reportagem da NHK esteve em um workshop inusitado onde se reuniram policiais, todos agentes intérpretes de vários idiomas, os quais desenvolveram suas habilidades para poder atender os estrangeiros vítimas de acidente e incidentes, como também envolvidos em diversas ocorrências criminais.

Publicidade

O workshop foi realizado na segunda-feira (6), na sede da Polícia da Província de Shiga, e a reportagem foi ao ar na quarta-feira (8). Participaram 20 agentes intérpretes de 6 províncias.

Eles realizaram simulações com estrangeiros de diversas nacionalidades que trabalham como intérpretes, mas nesse dia fizeram de conta que não entendem o idioma japonês.

Um agente intérprete de Shiga que fala o idioma vietnamita disse que “pude aprender dialetos e palavras que não conhecia antes”, por isso foi útil para o seu trabalho.

Na província de Shiga, o número de residentes estrangeiros residentes é recorde, com 36 mil pessoas até o final de dezembro do ano passado, sendo que 9,2 mil são brasileiros e 8 mil vietnamitas.  

No total são 37 agentes intérpretes, sendo 12 de inglês, 8 de chinês e português, 3 de coreano, 2 de vietnamita e 7 de outros idiomas. Embora o número de residentes vietnamitas seja grande em Shiga, o segundo maior depois dos brasileiros, há pouquíssimos intérpretes.

No ano de 2022, foram enviados intérpretes para atender 318 ocorrências com estrangeiros em Shiga, sendo que envolvendo os vietnamitas representaram 28% dos casos. Por isso, há uma necessidade urgente de aumentar o quadro de agentes nesse idioma. 

Em Shiga, 8 agentes intérpretes em português mas só 2 em vietnamita (NHK)

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Okinawa estende programa de incentivo à viagem até julho

Publicado em 9 de março de 2023, em Tome Nota

Para quem planeja passar uns dias em Okinawa, leia esta informação pois será beneficiado com desconto e cupons para usar.

Atividade de caiaque sobre esse mar verde esmeralda (canal do programa no YouTube)

Um dos dois destinos mais procurados por quem gosta de viajar dentro do Japão é Okinawa.

Publicidade

Com o relaxamento das restrições em relação à epidemia do coronavírus, o programa de incentivo que começou a segunda fase em janeiro e iria ser encerrado em 31 de março deste ano foi estendido.

O anúncio foi feito pelo governo da província de Okinawa, através do programa おきなわ彩発見NEXT (lê-se Okinawa saihakken next). Os visitantes a Okinawa ganham 20% de desconto nas passagens de ida e volta, além da hospedagem. Ainda tem mais, ganham cupons para serem usados nas lojas onde tem esse selo da campanha.

Basta baixar o app region PAY, tanto para iOS quanto para Android, para gastar o que ganhou em lembrancinhas, sucos, sorvetes, almoço e outros.

Cena de mergulho em Okinawa, com os logos do app e do programa (canal do programa no YouTube)

Para obter o cupom a ser usado será preciso apresentar um documento de identificação e o comprovante de pelo menos 3 vacinas contra o coronavírus. Se não recebeu as vacinas será preciso apresentar resultado negativo do teste de covid.

O programa de incentivo foi estendido para viagens de 1 dia e também para os pacotes com hospedagem até 20 de julho – com checkout do hotel até 21.

Porém, não é válido para o período de altíssima temporada – 29 de abril a 7 de maio. E vale lembrar que quem já havia feito reservas antes dessa data do comunicado não é elegível para receber os descontos.

Assim que a verba destinada para isso acabar, encerra-se o programa. Por isso, quem fizer as reservas antes acabará se beneficiando.  

Para saber todos os detalhes toque aqui para acessar a página web.

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!