Um irmão e irmã canadenses que nasceram com 22 semanas foram nomeados pelo Guinness como os gêmeos mais prematuros do mundo. Eles completaram 1 ano em 4 de março deste ano.
Adiah e Adrial Nadarajah nasceram com 126 dias, superando o recorde anterior de 125 estabelecido em 2018 por gêmeos no estado de Iowa nos EUA.
Se as crianças tivessem nascido mesmo 1 hora antes do que 22 semanas, medidas de salvamento de vida não teriam sido realizadas pelo hospital, segundo o Guinness.
Uma gravidez a termo é de geralmente 40 semanas, tornando-os 18 semanas prematuros.
A mãe Shakina Rajendram disse que quando o trabalho de parto começou com apenas 21 semanas e 5 dias, os médicos disseram a ela que os bebês “não eram viáveis” e tinham 0% de chance de sobrevivência”.
Essa foi a segunda gravidez de Shakina, após ela ter perdido a primeira poucos meses antes no mesmo hospital perto de onde mora em Ontário.
Segundo o pai, Kevin Nadarajah, o hospital disse a eles que não conseguiriam ajudar em uma gravidez desse tipo, deixando-o sem dormir à noite rezando com uma “face jorrando lágrimas”.
A maioria dos hospitais não tenta salvar crianças nascidas antes de 24 a 26 semanas. Mas, felizmente, o casal conseguiu ir para a unidade Mount Sinai em Toronto, que tem uma ala especial de cuidados intensivos neonatal.
Fonte: BBC