Homem morre após contrair ameba comedora de cérebro

Órgão da saúde suspeita que o paciente foi infectado ‘como resultado de práticas de lavagem das narinas’ usando água da torneira.

Suspeita-se que o homem contraiu a ameba comedora de cérebro após lavar suas narinas com água da torneira (ilustrativa/banco de imagens)

Um homem morreu em decorrência de uma rara ameba comedora de cérebro que ele provavelmente contraiu ao lavar suas narinas com água da torneira, disseram autoridades da saúde.

Publicidade

O Departamento de Saúde da Flórida, nos EUA, confirmou que uma pessoa moradora do estado morreu na quinta-feira (2) em decorrência da naegleria fowleri, conhecida coloquialmente como “ameba comedora de cérebro”.

A vítima não foi identificada, mas a agência suspeita que o paciente foi infectado “como resultado de práticas de lavagem das narinas” usando água da torneira.

A infecção ocorre quando a ameba entra no nariz e chega ao cérebro, destruindo tecidos cerebrais e fazendo com que ele inche.

As pessoas não podem ser infectadas ao beber água de torneira contaminada, mas residentes locais foram alertados a usar apenas água destilada ou estéril em soluções de lavagem nasal.

Várias agências governamentais dos EUA estão investigando como a infecção ocorreu, disse Jae Williams, porta-voz do departamento.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que essas infecções são raras e que apenas 31 casos de naegleria fowleri foram relatados nos EUA entre 2012 e 2021.

Contudo, secas extremas e calor, como resultado da mudança climática, facilitaram para que organismo prosperasse nas águas.

Uma vez no cérebro, ele causa uma doença conhecida como meningoencefalite amebiana primária com sintomas como dor de cabeça, febre, náusea ou vômito e então progride para endurecimento do pescoço, convulsão e coma que pode levar à morte.

Nos EUA, a maioria doas infecções foi ligada aos estados do sul, como a Flórida e Texas.

A ameba pode ser encontrada em água doce quente como lagos, rios e águas termais e no solo.

Apenas 4 pessoas sobreviveram de um total de 154 infecções conhecidas nos EUA de 1962 a 2021, de acordo com o CDC.

Fonte: Mirror

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Starbucks está com mais uma coleção de artigos com tema sakura

Publicado em 6 de março de 2023, em Lançamentos

Esses são os mais recentes produtos exclusivos no Japão e incluem copos, xícaras, tumblers e garrafas de aço inoxidável.

Olha só que utensílios lindos! (Starbucks Japan)

A Starbucks Japan está apostando tudo na temporada de sakura neste ano. Ela já lançou um conjunto de produtos de sakura, assim como uma coleção exclusiva que está disponível apenas na Starbcuks Reserve Roastery Tokyo.

Publicidade

Agora, uma segunda rodada de produtos temáticos de sakura chegou, disponibilizada em 1º de março online e nas lojas físicas em 3 de março.

A coleção mais recente inclui tumblers, xícaras, copos, assim como garrafas de aço inoxidável fabricadas em colaboração com a marca americana de artigos para beber Stanley.

Para mais informações, toque aqui.

Fonte: Time Out

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!