Um grande incêndio ocorreu na fábrica da Hankook Tire, situada em Daejeon, Coreia do Sul. O fogo começou após as 22h de domingo (12) e os bombeiros lutaram por mais de 13 horas para a extinção do incêndio gigantesco. Na segunda-feira (13) pela manhã as chamas gigantescas ainda não haviam sido controladas.
Segundo as mídias locais, foram enviadas mais de 100 unidades de combate e mobilizados mais de 430 bombeiros para trabalharem no controle deste incêndio.
Dez trabalhadores da fábrica inalaram fumaça e foram levados ao hospital, e um bombeiro ficou ferido. As autoridades locais pediram para os residentes nas imediações fecharem as janelas e os mais próximos foram evacuados.
Nessa planta há duas fábricas, que se dividem em norte e sul. O incêndio começou na fábrica de número 2 e a data de reabertura ainda não foi definida. Cerca de 87 mil metros quadrados foram queimados e todo o estoque de produtos acabados, cerca de 400 mil pneus foram perdidos.
As autoridades disseram que os ventos fortes, combinados com materiais altamente inflamáveis na indústria, dificultaram a extinção do incêndio.
“Atualmente, estamos confirmando os detalhes do acidente e a extensão dos danos, e estamos trabalhando para minimizar as perdas por meio da pronta recuperação e restauração”, disse um porta-voz da Hankook Tire.
Depois de verificar a escala exata dos danos, a empresa planeja tomar medidas como distribuir a produção para outras bases de produção domésticas e estrangeiras.
As montadoras nacionais que recebem pneus da empresa também estão atentas à situação do sinistro e avaliando se é necessário criar contramedidas, como a contratação de fornecedores alternativos.
Segundo a Yonhap News Agency, 65% dos produtos produzidos na fábrica são para exportação e 35% para fornecimento doméstico.
A Hankook Tire tem bases de produção doméstica em Daejeon e Geumsan, três bases de produção no exterior na China e uma nos Estados Unidos, Hungria e Indonésia.
Fontes: NTV, Arirang News, The Korea Herald e Yonhap News Agency