Japão vai restringir exportação de equipamentos de fabricação de semicondutores para evitar uso militar

O governo japonês apertará o controle da exportação de equipamentos de fabricação de semicondutores para evitar uso bélico.

Equipamento para fabricação de semicondutores (NHK)

À medida que o conflito entre os Estados Unidos e China se intensifica, o Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yasutoshi Nishimura,  anunciou na sexta-feira (31), que as exportações de alguns equipamentos de fabricação de semicondutores serão controladas para evitar o uso militar.

Publicidade

“Os semicondutores avançados de alto desempenho, se usados ​​para fins militares, podem prejudicar a manutenção da paz e segurança internacional“, declarou Nishimura, sem mencionar os países.

Especificamente, são 23 itens, entre eles os equipamentos de litografia que imprimem circuitos em materiais semicondutores de ponta, para os quais empresas japonesas têm elevado know-how.   

Já existe uma estrutura internacional para impedir esse desvio para uso militar, mas explicou que o Japão tomou sua própria decisão porque levaria tempo para chegar a um acordo.

O ministro disse que em outubro do ano passado os Estados Unidos anunciaram o fortalecimento dos controles de exportação de semicondutores para a China. Pediram ajuda ao Japão, líder mundial nos equipamentos para a fabricação de semicondutores, e Holanda, para fazer o mesmo. Assim, agora os 3 países estão em sintonia, pois a Holanda e o Japão devem iniciar o controle no verão deste ano.

Atualmente são 10 indústrias japonesas que fabricam equipamentos sujeitos às medidas, mas o ministro não especificou quais são os países para os quais exportam e que poderiam fazer uso para fins bélicos.

Fontes: NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Surfista japonês de 89 anos fala em pegar onda até os 100

Publicado em 31 de março de 2023, em Sociedade

Seiichi Sano faz 90 no fim deste ano e, após ser reconhecido pelo Guinness como o homem mais velho do mundo a surfar, ele está pronto para outros testes.

Seiichi Sano fará 90 anos no fim de 2023 (Twitter/@eurosport)

Um ocupado dono de empresa na fase inicial de sua vida, Seiichi Sano começou novamente aos 80 ao escalar o Monte Fuji. Aparentemente não desafiado o suficiente pelo pico mais alto do Japão, ele quase que imediatamente mencionou o surfe.

Publicidade

Sano faz 90 no fim deste ano e, após ser reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo a surfar, ele está pronto para outros testes.

“Talvez eu vá tentar bouldering (escalada em rocha)”, disse ele, sugerindo que ele pode fazer isso primeiro em uma academia. “Fora deve ser um pouco perigoso”.

Ele descartou bungee-jumping. “Muito assustador”, disse ele.

“Acho que seria interessante tentar o surfe até os meus 100 anos”, disse Sano. “Acho que cuido melhor de mim quando tenho metas como essas. Mesmo agora, cuido melhor de mim do que antes”.

Sano mora a 20 minutos de Yokohama e a maioria dos seus fins de semana ele vai à praia de areia escura perto de Enoshima.

Ele disse que teve inspiração em um funcionário em seu banco local, o qual sempre estava queimado do sol e não parecia ser um típico bancário. Seu segredo, disse ele, era o surfe. Então Sano seguiu e encontrou um professor.

Eu não me considero um homem velho”, disse ele. “Eu nunca tive pensamentos de uma pessoa velha. Sempre senti que ainda posso avançar. Posso fazer isso. Posso desfrutar disso”.

Sano ainda administra um negócio que fornece madeira para companhias de construção, e ainda trabalha das 9h às 17h. O surfe é um aliviador de estresse.

“As pessoas dizem com frequência que o surfe é vida, em si”, disse ele. “Se eu descrever isso em um mundo, realmente acho que se aplica a mim bem agora”.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão