Lula gigante em Shimane (NKT)
Segundo os noticiários de terça-feira (7), foram encontrados dois moluscos (Architeuthis dux), típicos dos mares de Portugal, popularmente chamados de lulas gigantes no Japão (ダイオウイカ).
Publicidade
Uma delas apareceu em um porto na vila Chibu, distrito de Oki (Shimane), no dia anterior (6), de cerca de 2 metros de comprimento. Muitas pessoas foram vê-la por ser rara.
Segundo Yuna Takahashi, que gravou o vídeo, por volta das 11h de segunda-feira, como viu pela primeira vez exclamou dizendo que “não pensei que fosse deste mundo”.
O professor Noritaka Hirohashi, da Faculdade de Ciências de Biorrecursos da Universidade de Shimane, que viu o vídeo, disse: “É quase certo que é uma lula gigante. É um pouco pequena, mas é um macho adulto”.
“Existem muitos mistérios sobre a ecologia da lula gigante, portanto, se uma amostra tão valiosa for encontrada peço que entre em contato com o escritório do governo”, disse o professor.
Outra lula gigante em Hyogo
Em outro local, bem distante de Shimane, foi encontrada uma viva, por volta das 8h de segunda-feira, na praia de Kirihama na cidade de Toyooka (Hyogo), também na costa do Mar do Japão.
Lula gigante na praia em Hyogo (Kobe Shimbun)
Esse molusco costuma viver nas profundezas e, por algum motivo ainda desconhecido apareceu na praia.
Segundo os moradores que descobriram, a lula gigante estava viva e liberava a tinta negra, o que ocorre para se proteger dos predadores.
A primeira pessoa a ver esse molusco gigante ligou para comunicar a prefeitura. Como morreu em seguida, foi transferida para outro local e fragmentada para o descarte. Segundo as testemunhas, pesava cerca de 50 quilos e tinha 2 metros de comprimento.
Em janeiro foram encontradas lulas gigantes em Iwami (Tottori) e em Toyooka (Hyogo).
Fontes: NKT e Kobe Shimbun