Nova orquídea é encontrada no Japão e suas pétalas parecem arte em vidro

Cientistas da Universidade de Kobe descobriram uma nova espécie exuberante de orquídea, a Spiranthes hachiojoensis, com pétalas rosas ostentando uma semelhança incrível com arte em vidro.

A Spiranthes hachiojoensis (Journal of Plant Reseacrh)

Visto que a flora do Japão já foi extensivamente estudada e documentada, a descoberta de uma nova espécie de planta é um evento raro.

Publicidade

Entretanto, uma equipe de cientistas da Universidade de Kobe descobriu recentemente uma nova espécie exuberante de orquídea, a Spiranthes hachiojoensis, com pétalas rosas ostentando uma semelhança incrível com arte em vidro.

Embora a orquídea tenha sido inicialmente vista perto de uma ilha pertencente à Tóquio, a Hachijo, pesquisa adicional mostrou que sua faixa é muito mais ampla do que o anteriormente esperado, estendida a ambientes familiares como parques ou gramados, e até mesmo em jardins privados e varandas.

Essas descobertas sugerem que muitas novas espécies poderiam potencialmente ser encontradas “escondidas” em lugares comuns reduzindo, portanto, a necessidade de exploradores se aventurarem em áreas remotas, como florestas tropicais, para descobri-las.

O gêneo Spiranthes, que é o tipo mais disseminado de orquídea no Japão e é admirada há séculos, abrange uma variedade fascinante de orquídeas, exibindo uma série de características morfológicas distintas.

Visto que suas flores brancas ou rosadas são geralmente dispostas em um espiral em torno de um caule central, essas orquídeas geralmente são referidas como “tranças de moças”.

Ao conduzir um estudo detalhado de 10 anos de espécies coletadas em várias regiões do Japão, Taiwan e Laos, os pesquisadores forneceram evidência morfológica, filogenética e ecológica para o reconhecimento da S.hachijoensis como uma nova espécie de orquídea, exibindo um alto nível de divergência molecular de seu parentes.

De acordo com especialistas, a descoberta dessa nova espécie escondida em lugares comuns, como parques, gramados ou até mesmo jardins privados e varandas, destaca a necessidade de exploração persistente, mesmo em cenários aparentemente banais.

Uma descrição abrangente da morfologia, fenologia, filogenia e ecologia dessa nova espécie de orquídea foi recentemente publicada no Journal of Plant Research.

Fonte: Journal of Plant Research

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nova variedade, a Kumanozakura, em plena floração em Mie

Publicado em 20 de março de 2023, em Sakura

Essa variedade foi a mais recente descoberta de sakura, em 2018. Vale a pena conferir!

Variedade de cerejeira mais recente, em Mie (Nagoya TV)

No domingo (19) foi anunciado que a cerejeira silvestre, a Kumanozakura, na cidade de Kumano (Mie), está em plena floração.

Publicidade

Essa variedade nativa das florestas dessa área de Mie foi descoberta em 2018, a mais recente do Japão. 

Uma dessas árvores, em Nagao Mihara, é considerada a mais bela da Península de Kii, por isso, merece uma visita. Fica na beira de uma rodovia provincial e o seu acesso é considerado fácil, pois os carros podem estacionar na margem da estrada.

A diferença entre essa variedade e a mais popular, a Someiyoshino, é que a cor tem um rosa mais vívido e a inflorescência (conjunto de flores em um eixo caulinar) é de apenas 2 flores, enquanto as demais variedade têm mais. 

Durante uma semana ainda é possível apreciar essa árvore de cerejeira Kumanozakura toda florida.

Confira o mapa tocando aqui e ótimo passeio!

Considerada a árvore de cerejeira Kumanozakura mais bela da região (Nagoya TV)

Fontes: Nagoya TV e Japan Kumano Cherry Association

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!