Um grupo de pesquisadores da Riken e outros órgãos desenvolveram o primeiro computador quântico no Japão e concederam acesso completo a usuários de fora.
Um computador quântico é considerado um de próxima geração devido as seu poder computacional esmagadoramente rápido.
As quantas são partículas extremamente pequenas como fótons e elétrons. Aplicar o fenômeno físico no mundo quântico a um computador aumenta exponencialmente sua velocidade computacional.
Pesquisadores em universidades e companhias assinaram um acordo de estudo conjunto que inicialmente concederá acesso ao computador quântico desenvolvido domesticamente.
O grupo de pesquisa espera que seu feedback ajude a melhorar a tecnologia e acelere o desenvolvimento de programas de software relacionados.
Yasunobu Nakamura, diretor do Centro para Computação Quântica da Riken, diz que o desenvolvimento de um computador quântico de larga escala ainda é uma meta desafiadora em qualquer lugar no mundo.
Ele comparou o desenvolvimento de tal tecnologia a uma corrida de maratona e disse que acredita que o Japão tem uma grande oportunidade de contribuir.
No Japão, um computador quântico desenvolvido pela gigante da tecnologia IBM foi introduzido na cidade de Kawasaki (Kanagawa) em 2021.
Um outro desenvolvido por uma startup britânica deve entrar em operação na segunda metade deste ano.
Corridas para desenvolver computadores quânticos estão a todo vapor, principalmente entre os EUA, nações europeias e China.
Fonte: NHK