Rússia força empresas estrangeiras que saem do país a fazer ‘contribuição voluntária’

O governo russo anunciou a exigência na segunda-feira (27) para empresas dos EUA, países europeus e Japão, dentre outros, os quais foram designados por Moscou como ‘nações não amigáveis’.

O Kremlin (banco de imagens)

A Rússia anunciou uma política de exigir que empresas originárias de “países não amigáveis” que estão vendendo seus ativos e saindo do país façam uma certa quantia de “doações voluntárias” para o orçamento russo.

Publicidade

O governo russo anunciou a exigência na segunda-feira (27) para empresas dos EUA, países europeus e Japão, dentre outros, os quais foram designados por Moscou como “nações não amigáveis” após sua invasão à Ucrânia.

Acredita-se que Moscou esteja tentando evitar que companhias com capacidades avançadas de tecnologia deixem a Rússia ao aumentar o custo de saída, enquanto que simultaneamente garante fundos para a guerra.

O comitê de investimento estrangeiro do governo russo introduziu a política em 2 de março. Ela foi uma revisão daquela anunciada no mês de dezembro em relação a “doações voluntárias” por empresas estrangeiras que deixam a Rússia.

A nova política exige que companhias de países não amigáveis doem pelo menos 5% do valor avaliado de seus ativos para o orçamento russo quando saem do país. No caso de vender suas operações russas a descontos de mais de 90%, a quantia a ser paga para a tesouraria do país será de pelo menos 10% do valor avaliado.

De acordo com base de dados da Escola de Economia de Kiev da Ucrânia, que examina tendências de companhias estrangeiras que operam na Rússia, mais de 1,2 mil empresas de fora continuam a operar no país.

Das 466 companhias que anunciaram suas saídas da Rússia após a invasão, apenas 207 concluíram os procedimentos necessários para isso, incluindo a venda de seus ativos, de acordo com a base de dados.

Acredita-se que a Rússia esteja enfrentando dificuldades para garantir novas fontes de lucros em meio à incerteza que tem seguido sua dependência cada vez maior de exportações de petróleo e gás natural, devido a sanções impostas pelos EUA e Europa.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vendas globais da Toyota atingem alta recorde em fevereiro

Publicado em 30 de março de 2023, em Notícias do Mundo

As vendas globais em fevereiro foram de 773.271 unidades, uma alta recorde para o mês, enquanto o comércio doméstico se recuperou com o abrandamento da escassez de semicondutores.

Concessionária da Toyota em Phuket, na Tailândia (banco de imagens)

A Toyota Motor disse nesta quinta-feira (30) que suas vendas globais para fevereiro aumentaram 10.3% em comparação há 1 ano, totalizando 773.271 unidades, uma alta recorde para o mês, enquanto o comércio doméstico se recuperou com o abrandamento da escassez de semicondutores.

Publicidade

As vendas no Japão, incluindo aquelas para veículos leves (kei jidosha), subiram 53.2%, totalizando 155.840 unidades, após uma queda no ano anterior devido a uma escassez de peças e os efeitos de restrições relacionadas ao coronavírus.

A produção doméstica da Toyota também cresceu 11.2%, totalizando 282.521 unidades, ajudando a impulsionar sua fabricação global, que expandiu 2% para 755.839 veículos pelo segundo mês consecutivo de aumento.

As vendas no exterior expandiram 3%, totalizando 617.431 unidades, também uma alta recorde para o mês. O comércio na China subiu 0.9%, impulsionado pela introdução de novos modelos.

Apesar das vendas recordes, a Toyota ainda está enfrentando dificuldades com a lentidão nas entregas de carros devido a impedimentos prolongados na produção causados pela escassez de semicondutores.

Atrasos nas entregas são especialmente longos no Japão, onde modelos de alta tecnologia destacando funções avançadas que dependem de vários semicondutores são produzidos, de acordo com a companhia.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!