Um trecho da via expressa mais movimentada do Japão que conecta Tóquio e Nagoia (Aichi) será reservado para caminhões que “dirigem sozinhos” em 2024, como parte dos planos do governo de lidar com uma grave escassez de motoristas na nação que envelhece rapidamente.
A pista para direção autônoma abrangerá um trecho da Shin-Tomei Expressway, cobrindo cerca de 100Km entre Numazu e Hamamatsu, disseram fontes ao site Asia Nikkei.
A ideia considera demanda à noite para transporte de carga em caminhões autônomos, e faz parte de um mapa de estradas para infraestrutura digital nacional que deve ser apresentado pelo governo do primeiro-ministro Fumio Kishida.
O trecho entre Numazu e Hamamatsu é longo e reto com 3 pistas em cada lado, e bem adequado para uso por veículos autônomos. Ainda não foi decidido se pista também deveria ser aberta para veículos normais.
Faixas autônomas exigem sensores e câmeras em intervalos curtos para permitir monitoramento em tempo real de condições de estrada. Se objetos caem ou outros obstáculos forem detectados, veículos que se aproximam podem ser alertados para reduzir a velocidade.
O projeto contribuirá para o desenvolvimento de tecnologia autônoma no Japão onde o dinamismo foi perdido nos últimos tempos devido à falta de claridade legal sobre níveis de automação avançada e infraestrutura necessária de estradas.
Fonte: Asia Nikkei