A Apple está negociando com fornecedores para fabricar MacBooks na Tailândia, visto que a companhia continua a expandir sua pegada de produção fora da China em meio às incertezas geopolíticas.
A companhia também vem produzindo seu Apple Watch em massa na Tailândia há mais de 1 ano, disseram fontes ao site Asia Nikkei, revelando ainda mais a crescente importância do país, e do Sudeste Asiático mais amplamente, como base de produção alternativa à China.
Fornecedores da Apple envolvidos nas negociações já fabricam complexos na Tailândia para outros clientes e estão discutindo possível montagem e produção de componentes e módulos para MacBooks, de acordo com fontes dos 3 fornecedores envolvidos diretamente nas negociações com a Apple.
Transferir produção da China é difícil para a Apple e seus fornecedores, visto que eles passaram décadas construindo uma rede massiva no país. Em sua 1ª viagem à China em 3 anos no mês passado, o CEO da Apple, Tim Cook, elogiou o “tipo simbiótico de relação” de sua companhia com o país.
Mas tensões geopolíticas que forçaram a fabricante de iPhones a repensar sobre sua rede de fornecimento não mostram sinais de abrandamento.
A Apple vem transferindo gradualmente parte de sua capacidade de produção de AirPods, Apple Watch, iPads e MacBooks para o Vietnã nos últimos anos.
O número de fornecedores da empresa da maçã no país aumentou de 14 em 2018 para 25 em 2021, quando a guerra comercial começou a aumentar.
Fonte: Asia Nikkei