Em uma floresta no Chile, uma árvore gigante sobreviveu por milhares de anos e está no processo de ser reconhecida como a mais antiga do mundo.
Também acredita-se que essa árvore, conhecida como “Great Grandfather” (Bisavô), com tronco de 4 metros de diâmetro 28 metros de altura, contenha informação científica que poderia esclarecer sobre como o planeta se adaptou à mudanças climáticas.
A árvore, que pode ter mais de 5 mil anos, está à beira de substituir a Matusalém, um pinheiro bristlecone da Grande Bacia encontrado na Califórnia, EUA, como a mais antiga do planeta.
“É uma sobrevivente, não há outras que tiveram a oportunidade de viver tanto”, disse Antonio Lara, pesquisador na Universidade Austral e no centro para ciência do clima e resiliência do Chile, que faz parte da equipe que avaliou a idade a árvore.
A Great Grandfather fica no extremo de uma ravina em uma floresta na região de Los Rios, a 800Km ao sul da capital Santiago.
Ela é uma Fitzroya cupressoides, um tipo de cipreste que é endêmico no sul do continente.
Nos últimos anos, turistas têm caminhado 1 hora pela floresta até o local da Great Grandfather para registrar fotos ao lado da nova “árvore mais velha do mundo”.
Devido a sua fama, o órgão nacional florestal teve que aumentar o número de guardas florestais e restringir acesso para proteger a Great Grandfather.
A Cypress in Chile Could Soon Break The Record For World’s Oldest Tree https://t.co/ZG7ioObztf
— ScienceAlert (@ScienceAlert) April 27, 2023
Fonte: Japan Today