A Rússia e a Toyota disseram na sexta-feira (31) que a fábrica da montadora japonesa em São Petersburgo havia sido transferida para a entidade estatal NAMI, com Moscou adquirindo mais ativos de fabricantes de veículos globais que deixam o Kremlin devido ao conflito na Ucrânia.
“O local de produção da Toyota em São Petersburgo foi transferido para o estado”, disse o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia em uma declaração.
A companhia japonesa disse em setembro que havia decidido encerrar a produção de veículos na Rússia devido à interrupção nos fornecimentos de materiais e peças fundamentais.
“A Toyota confirma que concluiu a transferência de sua planta de produção de veículos para o NAMI, efetiva em 31 de março de 2023”, disse a montadora japonesa em uma declaração. “O acordo inclui a transferência completa dos prédios e terreno da planta”.
Nenhuma parte revelou um valor para a transação, e a Toyota se negou a dar quaisquer outros detalhes do negócio.
A companhia produzia os modelos Camry e RAV4 na fábrica, a qual estava em operação desde 2005, disse um porta-voz da Toyota. Um pouco mais de 80 mil veículos foram fabricados na planta em 2021.
O ministério russo disse que estava trabalhando para retomar a produção na instalação o mais rápido possível.
O NAMI, Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento Automobilístico de Motores da Rússia, já assumiu plantas da Renault e Nissan.
A Renault da França vendeu sua participação maioritária na Avtovaz da Rússia por apenas um rublo, mas com uma opção de 6 anos para comprá-la de volta. O NAMI pagou 1 euro pelos ativos da Nissan.
Fonte: Japan Times