‘Gripe canina’ está se adaptando para infectar humanos, alertam cientistas

O vírus é originário de um tipo de gripe aviária chamada H3N2 que agora evoluiu.

Especialistas em gripe aviária na Universidade Agrícola da China conduziram um estudo envolvendo mais de 4 mil cães (ilustrativa/banco de imagens)

Um vírus da “gripe canina” está se adaptando em direção a ser capaz de infectar pessoas, alertaram cientistas.

Publicidade

Ele é originário de um tipo de gripe aviária chamada H3N2, que infectou cães pela primeira vez em 2006 e agora evoluiu para se tornar uma forma adaptada aos mamíferos da influenza aviária.

Evidência sugere que a gripe aviária não pode sustentar transmissão de pessoa para pessoa.

Entretanto, sempre houve preocupações entre especialistas de que isso poderia mudar se o vírus fosse capaz de se estabilizar em uma espécie de mamífero, o que poderia em troca se tornar transmissível entre eles, incluindo humanos.

Especialistas em gripe aviária na Universidade Agrícola da China conduziram um estudo envolvendo mais de 4 mil cães, descobrindo que o vírus tem capacidade de reconhecer receptores de células humanas e se replicar nelas.

“Nossos resultados mostraram que caninos podem servir como intermediários para adaptação de vírus da influenza aviária para os humanos”, escreveram os cientistas no documento publicado no jornal eLife.

Especialistas britânicos disseram que a pesquisa é útil para destacar o papel de cães de estimação como possível “paciente zero” para um futuro surto de gripe canina.

O professor James Wood, chefe do departamento de medicina veterinária na Universidade de Cambridge, disse que está “muito claro” que a cepa H3 da gripe aviária se tornou um vírus específico de cães.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prefeito mais novo do Japão tem currículo esplêndido

Publicado em 26 de abril de 2023, em Política

Além de ser jovem, o novo prefeito tem um currículo brilhante, tendo se formado pela melhor universidade do Japão e também na top do mundo.

Prefeito quando recebeu homenagens pela eleição no domingo (NHK)

Aos 26 anos, Ryosuke Takashima (高島崚輔) foi eleito prefeito da cidade de Ashiya (Hyogo), pela primeira vez, e é o mais jovem do Japão.

Publicidade

É ex-professor da Nada High School, onde foi estudante, e nessa ocasião já mostrava traços políticos, pois foi presidente do conselho estudantil. Formou-se na renomada Universidade de Tóquio e depois ingressou na top do mundo, a Harvard, onde fez especializações em Engenharia Ambiental, Ciência Ambiental e Política Pública.

Enquanto estudava em Harvard tirava licenças para viajar pelo mundo para conhecer outros ambientes. Em 2016 fundou e atuou como diretor da ONG Ryugaku Fellowship e, na sua cidade, participou ativamente de diversos projetos entre 2014 e 2022.

De volta ao Japão, em 2022, atuou como conselheiro do Kumon Institute of Education e percorreu o país no apoio à aprendizagem dos alunos do primário e ginásio.

O atual diretor dessa ONG disse que o eleito prefeito, Takashima, está sempre correndo. Embora tenha aconselhado que fizesse carreira em alguma empresa do setor privado, ele decidiu que seguiria o caminho de político e começou a se preparar no verão do ano passado. Usou a força das redes sociais e começou a ouvir a voz dos cidadãos de Ashiya.

Na eleição para prefeito de Ashiya realizada no domingo (23), o independente Ryosuke Takashima foi escolhido pela primeira vez, derrotando os titulares que almejavam um segundo mandato.

No dia seguinte à eleição cumprimentou as pessoas, uma a uma (NHK)

No dia seguinte, desde as 7h ele ficou de pé nas imediações da estação de Ashiya para agradecer os seus eleitores.

“Estou um pouco preocupado com a falta de experiência, mas espero que ele acredite em sua capacidade de agir sem se prender a noções preconcebidas”, disse um residente na faixa dos 60. 

“É bom porque é jovem. Não importa se tiver fracassos, mas espero que faça várias coisas interessantes”, disse um outro na casa dos 40, com expectativa.

“Quero ouvir as vozes dos cidadãos mais do que qualquer outra pessoa, pensar em Ashiya mais do que qualquer outra pessoa e, acima de tudo, seguir em frente de forma mais positiva do que qualquer outra pessoa”, declarou o novo e mais jovem prefeito.

Um homem que foi seu professor disse que aposta nele, pois tem uma das melhores qualidades que é saber ouvir

Por outro lado, as mulheres querem saber se ele é casado. Ao parecer é solteiro e, segundo um amigo, “ele é tão sério e tão dedicado, que não me parece que tenha uma mulher ao seu lado”. 

Foto de arquivo pessoal do novo prefeito quando se formou na Universidade de Harvard, no ano passado (HP)

Fontes: JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!