Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Covid causou danos cerebrais em 2 bebês infectados durante gravidez, mostra estudo

Publicado em 7 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

Os bebês nasceram de mães que testaram positivo para o vírus durante o 2º trimestre de gestação no auge da onda delta da pandemia em 2020, antes de vacinas estarem disponíveis.

Os bebês nasceram de mães jovens que testaram positivo para o vírus durante o segundo trimestre de gestação (ilustrativa/banco de imagens)

Pesquisadores na Universidade de Miami, nos EUA, reportaram na quinta-feira (6) o que eles acreditam serem os primeiros casos confirmados em que o vírus SARS-CoV-2 cruzou a placenta da mãe e causou danos cerebrais em seus bebês.

Publicidade

Anteriormente, médicos haviam suspeitado que isso era possível, mas até agora não havia evidência direta de covid-19 na placenta de uma mãe ou no cérebro de um bebê, disse a equipe aos repórteres em uma coletiva de imprensa.

Os bebês nasceram de mães jovens que testaram positivo para o vírus durante o segundo trimestre de gestação no auge da onda delta da pandemia em 2020, antes de vacinas estarem disponíveis. Os estudos de caso foram publicados no jornal Paediatrics.

Atrasos no desenvolvimento

Vários vírus são conhecidos por ter a capacidade de cruzar a placenta e causar danos cerebrais ao feto, incluindo o citomegalovírus, rubéola, HIV e zika. O SARS-CoV-2 foi detectado em tecido cerebral de adultos, e alguns especialistas haviam suspeitado que ele também poderia danificar tecido cerebral fetal.

“Essa é a 1ª vez que pudemos evidenciar o vírus em um órgão fetal com passagem transplacentária”, disse o Dr. Michael Paidas, chefe de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Miami na coletiva de imprensa.

Os recém-nascidos tiveram convulsão desde o primeiro dia de vida. Entretanto, ao contrário do zika, os bebês não nasceram com microcefalia, uma condição marcada por um tamanho menor da cabeça.

Ao invés disso, a microcefalia se desenvolveu com o passar do tempo, quando seus cérebros pararam de crescer a uma proporção normal, disse a equipe.

Ambos os bebês apresentaram atrasos graves no desenvolvimento. Uma das crianças morreu aos 13 meses de vida e a outra estava sob cuidados especiais, disse a equipe.

Ambas as crianças “testaram negativo” para o vírus SARS-CoV-2 quando nasceram, mas elas tinham altos níveis de anticorpos da Covid no sangue, disse na coletiva a Dra. Merline Benny, neonatologista e professora assistente de pediatria na Universidade de Miami.

Em relação às mães, embora tenham testado positivo para o vírus, uma delas apresentou apenas sintomas leves e teve o bebê a termo, enquanto a outra ficou tão doente que os médicos tiveram que fazer uma cesárea com 32 semanas de gestação.

Médica acredita que os casos foram raros

A Dra. Shahnaz Duara, obstetra e ginecologista na Universidade de Miami, acredita que os casos foram raros, mas pediu às mulheres que contraíram Covid durante a gravidez que peçam aos pediatras de seus filhos para fazer uma verificação sobre atraso de desenvolvimento.

Não ficou claro se os danos causados durante a gravidez foram únicos à variante delta ou poderiam ocorrer com variantes relacionadas à ômicron.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!