A revista de notícias dos EUA, Time, incluiu o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida em sua lista das 100 pessoas mais influentes de 2023.
A lista anual foi divulgada na quinta-feira (13).
Kishida foi escolhido na seção “Líderes”. A revista diz que “confrontado pela crescente agressão da Rússia, China e Coreia do Norte, Kishida começou a revolucionar a política estrangeira japonesa”.
Ela também diz que Kishida acalmou a as acusações históricas junto à Coreia do Sul, aumentando seus gastos com defesa e fortaleceu alianças de segurança com os EUA.
Um outro japonês que entrou na lista é o desenvolvedor de jogos Hidetaka Miyazaki, na seção “Inovadores”.
A Time descreve o jogo “Elden Ring” de Miyazaki como um hit massivamente popular. A revista acrescentou que seus games fazem o jogador se sentir realizado, graças à abordagem descomprometida de Miyazaki e de sua equipe.
Outros que entraram na lista incluem a artista americana Doja Cat, a esposa do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Olena Zelenska, e Sam Altman, CEO da empresa de inteligência artificial OpenAI, que desenvolveu a ferramenta de diálogo ChatGPT.
O CEO do popular app de compartilhamento de vídeo TikTok, Shou Zi Chew, também está na lista. Ações estão se espalhando na Europa e nos EUA para banir o uso do app, que é operado por uma companhia chinesa.
Fonte: NHK