A Panasonic Holdings está considerando a construção de uma nova planta de baterias automotivas no estado de Oklahoma, nos EUA, soube o site Asia Nikkei, em sua reportagem veiculada no domingo (16).
A fabricante de eletrônicos japonesa firmou um contrato com o estado que estipula os termos de um subsídio que ela receberia se ela avançar com a construção da planta.
A companhia visa capturar a demanda crescente por baterias usadas em veículos elétricos (VEs). Se realizada, essa seria a terceira planta da Panasonic nos EUA para baterias de veículos elétricos, após Nevada, onde uma instalação está atualmente em operação, e Kansas, onde uma fábrica está sob construção.
O valor do provável investimento em Oklahoma ainda será determinado, contudo, o governador do estado, Kevin Stitt, ao falar com a mídia local após assinar o contrato, disse que o negócio resultaria em um fundo de US$5 bilhões e criaria 3,5 mil empregos.
A maioria das baterias automotivas da Panasonic é fornecida para a Tesla. Garantir novos clientes tornou-se uma questão para a companhia sediada em Osaka, e acredita-se que ela esteja negociando com outras montadoras.
Quando o site Asia Nikkei entrou em contato e perguntou sobre os planos de Oklahoma, a Panasonic enfatizou que “ainda não havia decidido fazer um investimento de larga escala na região”.
Enquanto isso, uma fonte da companhia disse, “Há uma forte opção de aumentar de forma significativa a capacidade ou na planta de Nevada ou na de Kansas”, referindo-se à estratégia de investimento da Panasonic Energy, uma subsidiária da Panasonic Holdings engajada no negócio de baterias automotivas.
Fonte: Asia Nikkei