O presidente chinês Xi Jinping passou os últimos meses manifestando seu entusiasmo em iniciar conversas de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Agora, ele conversou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pela 1ª vez desde a invasão.
Zelensky disse que a conversa de 1 hora pelo telefone na quarta-feira (26) foi “significativa”.
Ele diz que há uma oportunidade de usar a influência política da China “para restaurar a força aos princípios e regras sobre os quais a paz deveria ser baseada”. Entretanto, ele disse que qualquer negócio não ocorreria às custas de “compromissos territoriais”.
Segundo um funcionário do Ministério de Relações Exteriores da China, Xi disse a Zelensky que ele enviará um representante especial sobre negócios eurasiáticos para a Ucrânia e outros países e realizará conversas com todas as partes sobre resolver a crise.
Xi vem promovendo um plano de paz de 12 pontos que ele anunciou em 24 de fevereiro, dia que marcou 1 ano da invasão. Entretanto, líderes no Ocidente estão céticos, dizendo que sua proposta não menciona a retirada de tropas russas.
O presidente russo Vladimir Putin sinalizou seu suporte. Seus principais diplomatas disseram que a conversa por telefone mostra a disposição da China em “estabilizar um processo de negociação”.
Entretanto, um porta-voz da Casa Branca disse que é muito cedo para dizer se isso levará a qualquer “movimento de paz significativo”.
Fonte: NHK