Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

App para crianças estrangeiras aprenderem japonês é destaque na mídia

Publicado em 11 de maio de 2023, em Educação

Universidade lança aplicativo gratuito para aprendizado de kanji voltado para crianças do shogakko.

Criança usando o smartphone e telas do app (ilustrativa, Apple Store)

O número de alunos que necessitam do ensino da língua japonesa nas escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior vem aumentando ano a ano e, de acordo com pesquisa publicada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia em 18 de outubro de 2022, há 58.307 estudantes que necessitavam do ensino do japonês, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. As crianças de origem estrangeira lutam diariamente para entender e aprender japonês, e também há preocupações de que a recente pandemia tenha restringido muito as oportunidades de aprendizado.

Publicidade

Para auxiliar nesse problema, a Universidade de Idiomas Estrangeiros de Tóquio (Tokyo Gaikokugo Dagaku) lançou um app gratuito chamado “Tafu Marurin”. O aplicativo permite que estudantes do primeiro até terceiro ano do fundamental (shogakko) aprendam um total de 440 kanjis em um oito idiomas, incluindo o português e espanhol, em smartphones e tablets. Os desenvolvedores esperam que o app seja usado por pessoas de todas as idades, já que aprender kanji é uma parte inevitável do estudo da língua japonesa.

O desenvolvimento foi feito com base nas solicitações de professores e especialistas. O aplicativo foi feito com o intuito de ser fácil de ser usado e divertido para as crianças.

O aplicativo inclui a prática da ordem dos traços, exercícios dinâmicos, sistema de confirmação de leitura por voz e gravação e reprodução de sua própria voz lendo o kanji. Na prática da ordem dos traços, o usuário pode traçar a tela com o dedo enquanto olha para um exemplo. Quando uma pergunta é respondida corretamente, aparece uma animação de aplausos, que as crianças vão gostar.

“No futuro, mais e mais pessoas virão do exterior para o Japão. Este aplicativo pode ser usado por todos que estão aprendendo japonês”, comentou o responsável pelo projeto.

Como baixar o app gratuitamente

O aplicativo está disponível para download nos links abaixo.

Toque aqui para abrir a versão para iOS

Toque aqui para abrir a versão para Android

Fontes: TUFS e Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!