Segundo informações da Federação dos Automóveis do Japão (JAF), observa-se um aumento no número de acidentes com crianças pequenas nos feriados, especialmente nas paradas das vias expressas e nos estacionamentos das instalações de lazer.
Nos 10 anos até 2020, registaram-se 68 “acidentes mortais de crianças com idade até 3 anos”, em todo país. Segundo a JAF, 74% ocorreram na arrancada do carro.
Por isso, um porta-voz disse que “os motoristas precisam redobrar os cuidados para verificar se não tem nenhuma criança perto do carro”.
Como prevenir acidente com crianças
Segundo Taku Takebe, da JAF de Okayama, “ao olhar para os casos de acidentes envolvendo as crianças, constatou-se que 93% dos motoristas não conferiram a presença delas e causaram atropelamentos”.
A primeira recomendação dele é rápida e simples, o que salva vidas. “Leva só 10 segundos”, diz. Basta que o motorista, antes de se sentar no assento, dê uma volta completa em todo o carro.
O motivo também é simples: todos os carros têm pontos cegos, embora não pareça. Há casos que quando o carro deu partida, mesmo com baixa velocidade, causando atropelamentos com morte.
Outra forte recomendação e a segunda, é dar a mão para os filhos assim que descerem do banco até a chegada na loja ou na instalação de lazer. Segundo a JAF, 40% dos acidentes graves ou fatais ocorreram porque o pai ou a mãe não estavam de mãos dadas com os filhos, no estacionamento.
Cuidando desses 2 pontos simples e fáceis todos podem desfrutar de um feriado com segurança e alegria.
Fonte: JNN