A França e o Japão assinaram um acordo de cooperação nuclear, disse o ministério francês na quarta-feira (3).
A declaração conjunta promete aprofundar e acelerar relações na pesquisa e desenvolvimento da próxima geração nuclear como reatores rápidos resfriados a sódio.
O trabalho continuará no prolongamento seguro de vida de reatores existentes, desmantelamento de plantas nucleares incluindo o reator Fukushima Daiichi do Japão, desenvolvimento de capacidade nuclear civil em países interessados, e promoção de reciclagem usando combustível nuclear para minimizar a necessidade de urânio.
A ministra de Energia francesa, Agnes Pannier-Runacher, se encontrou com Yasutoshi Nishimura, ministro do Comércio, Economia e Indústria japonês e eles discutiram a aceleração de cooperação técnica em ciclo de combustível nuclear e trabalho para construir uma rede de fornecimento envolvendo apenas países que compartilham “valores comuns”.
O anúncio ocorreu após conversas nos bastidores da reunião do clima e energia do G7 em Sapporo (Hokkaido) no mês passado, onde ministros discutiram cooperação sobre um relançamento de energia nuclear no Japão como maneira de atender à crescente demanda por energia sem um aumento na emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: Channel News Asia