A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou que a segunda-feira (29) foi marcada pelo início da estação chuvosa em uma ampla área do país.
As regiões Kansai e Tokai tiveram o início mais cedo dos últimos 10 anos, pois a última vez que isto ocorreu foi em 2013, de começar em maio, o que é incomum. Este ano, as duas regiões tiveram o início 16 dias antes.
Em relação ao norte de Kyushu, a previsão era de começar em 4 de junho, sendo que Shikoku estava prevista para o dia seguinte.
A estação das chuvas é marcada pelo clima com muita umidade e começo do calor, tornando os dias abafados, mas não significa que não possa ter céu ensolarado ou nublado.
A previsão indica que esse período chuvoso siga até 19 de julho, do norte de Kyushu a Tokai, exceto em Shikoku, que deverá terminar dois dias antes.
Além da umidade no ar é preciso ter cuidado com as chuvas intensas, podendo causar desastres. Por isso, convém ter em mãos o mapa dos locais de risco (hazard map) e onde se abrigar, além da importante mochila de emergência.
Fontes: Tenki e NHK