O governo japonês está planejando acelerar um esforço para derrubar e substituir cedros. Essa árvore desencadeia a polinose (kafunsho), causando sofrimento para milhões de pessoas no Japão.
O primeiro-ministro Fumio Kishida, o ministro das Florestas, Tetsuro Nomura, e outras autoridades aprovaram a estratégia na terça-feira (30).
“A polinose é a causa de sofrimento de muitos cidadãos e um problema social que não foi endereçado de forma eficaz. É necessário implementar uma ação imediata de olho no futuro”, disse Kishida.
A meta é reduzir a contagem de pólen pela metade ao longo de 30 anos. A estratégia pede por uma redução de aproximadamente 20% em cedros plantados ao longo de uma década.
Isso se traduz a 70 mil hectares por ano, 40% a mais do que o número atual. O governo também espera criar mais demanda para cedro como madeira ao promovê-la para construção de casas.
Nas florestas limpas serão plantadas outras espécies ou uma cepa de cedro que produz menos pólen. O governo quer que mais de 90% dos brotos de cedro sejam de tipos de baixo pólen em 10 anos.
Fonte: NHK