OMS alerta contra uso de adoçantes para controle de peso

Adoçantes não oferecem benefícios a longo prazo na redução de gordura corporal e podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos, diz a OMS.

Homem colocando adoçante em sua xícara de chá (ilustrativa/banco de imagens)

Adoçantes sem açúcar, como sacarina e estévia, não devem ser usados para controle de peso, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira (15).

Publicidade

A recomendação inclui todos os adoçantes sintéticos e de ocorrência natural ou modificados que não são classificados como açúcares, disse a OMS em sua nova diretriz.

Adoçantes são alternativas de baixa ou sem caloria ao açúcar comum e geralmente são comercializados como auxiliadores na perda de peso ou para manter o peso saudável.

Eles incluem o acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, suclarose, estévia e derivados da estévia.

A recomendação da OMS não se aplica a pessoas com diabetes preexistente.

Em sua diretriz, a OMS também alerta contra o uso de tais adoçantes para reduzir o risco de enfermidades não transmissíveis como hipertensão e doença cardíaca.

O uso de adoçantes sem açúcar não confere qualquer benefício a longo prazo na redução de gordura corporal em adultos ou crianças, disse a OMS em sua recomendação, que é baseada nas descobertas de uma “revisão sistemática de evidência disponível”.

Resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis em potencial em decorrência do uso a longo prazo de adoçantes, incluindo o risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

Adoçantes não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional.

A OMS disse que a recomendação não se aplica a produtos de cuidado pessoal e higiene que contêm adoçantes sem açúcar como pasta de dente, creme facial e medicamentos.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher é presa em frente ao consulado americano: tinha cano com pólvora

Publicado em 16 de maio de 2023, em Crime

Ela foi presa em flagrante e o conteúdo do cano está sendo analisado.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!