Personal trainers: governo pesquisa a situação por causa dos acidentes

O número de queixas sobre danos à saúde e até de fraturas vem aumentando, pela má orientação do personal trainer.

Foto ilustrativa de personal trainer com seu cliente na academia (Pixabay)

O Comitê de Investigação de Segurança da Agência de Assuntos do Consumidor do Japão (CAA) informou na segunda quinzena de maio que iniciou uma pesquisa para apurar os fatos sobre os acidentes causados pelos personal trainers.

Publicidade

Segundo a CAA, há relatos de danos à saúde e fraturas que vêm ocorrendo sob a orientação individual realizada pelos personal trainers nas academias.

Por isso, está analisando os acidentes relatados para as medidas de prevenção à recorrência. Além disso, está ouvindo os especialistas e também os profissionais das academias.

Acidentes com mulheres

Cerca de 105 relatos foram recebidos em 5 anos até o final de fevereiro do ano passado, sendo que um a cada quatro deles teve lesões que levaram mais de um mês de tratamento.

A grande maioria (90%) das vítimas é do sexo feminino.

Uma das mulheres que apresentou denúncia tem idade na faixa dos 30 anos, a qual relatou ter sido diagnosticada com fratura lombar de tanto levantar halteres, ou seja, o personal trainer exagerou no peso durante 2 meses.

Outra relatou que de tanto fazer agachamentos, teve problema na musculatura interna das coxas, ao ponto de não conseguir andar. Em outros casos, a orientação foi de dieta irregular, mandando consumir muito carboidrato.

Profissão de personal trainer não é regulamentada

No treinamento personalizado os clientes recebem orientações adaptadas ao estilo de vida, por isso muitos procuram um personal trainer para sanar o problema da falta de exercícios diários e para redução do peso. 

Por outro lado, para o exercício da profissão de personal trainer não é necessário ter uma formação específica ou apresentar um certificado que comprove suas habilitações, por isso, a qualidade dos seus serviços depende do indivíduo.  

O que fazer quando contratar um personal trainer

De acordo com a comissão da CAA, existem casos em que a insuficiência de conhecimento do personal trainer pode ter levado aos acidentes.

Por isso, a recomendação para os usuários desse profissional é ter em mente que os acidentes vêm acontecendo e, por isso, se deve evitar exagero nos treinos.

Fontes: NHK e Mainichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Produção em fábricas no Japão tem queda inesperada

Publicado em 31 de maio de 2023, em Economia

Os resultados mais recentes provavelmente refletiram o impacto da desaceleração global, ofuscando os efeitos positivos da melhoria nas redes de fornecimento.

Linha de montagem de TVs (ilustrativa/banco de imagens)

A produção em fábricas no Japão diminuiu inesperadamente pela primeira vez em 3 meses no mês de abril em meio a uma desaceleração global, em um início fraco no segundo trimestre do país.

Publicidade

De acordo com dados do Ministério da Indústria divulgados nesta quarta-feira (31), a produção industrial caiu 0,4% ante o mês anterior após 2 meses consecutivos de aumentos. Economistas haviam previsto um aumento de 1,4%.

Os resultados mais recentes provavelmente refletiram o impacto da desaceleração global, ofuscando os efeitos positivos da melhoria nas redes de fornecimento.

A fraqueza na produção doméstica é uma resistência em potencial para a economia japonesa, que mostrou recentemente sinais de recuperação, especialmente no primeiro trimestre.

Foi excepcionalmente fraca”, disse Kota Zuzuki, economista na Daiwa Securities. “A produção para fabricação de máquinas, componentes eletrônicos e dispositivos foram consideravelmente menores do que o previsto. Isso reflete fraqueza na demanda global por produtos, particularmente nos EUA e Europa. A China também não está indo bem”.

Um relatório separado do Ministério da Indústria mostrou que vendas no varejo também caíram pela primeira vez em 5 meses em abril em comparação ao mês anterior, ao contrário de dados anteriores os quais indicaram uma tendência de consumo positivo.

Além de temores sobre a desaceleração global, há vários riscos pairando sobre a economia japonesa. A economia dos EUA e situação financeira continua sendo uma fonte de preocupação.

A economia da China também não parece estar tão forte como o inicialmente esperado. As exportações do Japão para o país vizinho vêm caindo há 5 meses, indicando que a recuperação da China está perdendo momento após um estouro inicial na atividade de consumidores e negócios no início do ano.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão