O Comitê de Investigação de Segurança da Agência de Assuntos do Consumidor do Japão (CAA) informou na segunda quinzena de maio que iniciou uma pesquisa para apurar os fatos sobre os acidentes causados pelos personal trainers.
Segundo a CAA, há relatos de danos à saúde e fraturas que vêm ocorrendo sob a orientação individual realizada pelos personal trainers nas academias.
Por isso, está analisando os acidentes relatados para as medidas de prevenção à recorrência. Além disso, está ouvindo os especialistas e também os profissionais das academias.
Acidentes com mulheres
Cerca de 105 relatos foram recebidos em 5 anos até o final de fevereiro do ano passado, sendo que um a cada quatro deles teve lesões que levaram mais de um mês de tratamento.
A grande maioria (90%) das vítimas é do sexo feminino.
Uma das mulheres que apresentou denúncia tem idade na faixa dos 30 anos, a qual relatou ter sido diagnosticada com fratura lombar de tanto levantar halteres, ou seja, o personal trainer exagerou no peso durante 2 meses.
Outra relatou que de tanto fazer agachamentos, teve problema na musculatura interna das coxas, ao ponto de não conseguir andar. Em outros casos, a orientação foi de dieta irregular, mandando consumir muito carboidrato.
Profissão de personal trainer não é regulamentada
No treinamento personalizado os clientes recebem orientações adaptadas ao estilo de vida, por isso muitos procuram um personal trainer para sanar o problema da falta de exercícios diários e para redução do peso.
Por outro lado, para o exercício da profissão de personal trainer não é necessário ter uma formação específica ou apresentar um certificado que comprove suas habilitações, por isso, a qualidade dos seus serviços depende do indivíduo.
O que fazer quando contratar um personal trainer
De acordo com a comissão da CAA, existem casos em que a insuficiência de conhecimento do personal trainer pode ter levado aos acidentes.
Por isso, a recomendação para os usuários desse profissional é ter em mente que os acidentes vêm acontecendo e, por isso, se deve evitar exagero nos treinos.
Fontes: NHK e Mainichi