Sete acordos entre Kishida e Lula no G7

O governo japonês divulgou os 7 pontos acertados entre os dois chefes de Estado durante a reunião bilateral, incluindo o visto e o empréstimo.

Os dois líderes, Kishida e Lula, posam para foto depois da reunião bilateral (MOFA)

O premiê do Japão, Fumio Kishida, anfitrião da cúpula do G7, teve uma reunião bilateral com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado (20), em Hiroshima, a qual começou por volta das 8h50 e durou uma hora.

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do Japão (MOFA) divulgou no sábado os 7 pontos acertados entre Kishida e Lula:

  1. Importância de cooperar com uma ampla gama de parceiros para enfrentar os vários desafios da comunidade internacional, como clima, alimentação, desenvolvimento e paz e estabilidade. Eles concordaram em trabalhar juntos em direção à Cúpula do G20, presidida pelo Brasil.
  2. Compartilharam a visão de que o potencial de cooperação entre os dois países no campo econômico é alto. Kishida expressou sua expectativa em relação à reforma tributária no Brasil, a qual atrai a atenção das empresas japonesas. 
  3. Kishida disse que iniciará o processo para isentar o visto de turista para os brasileiros.
  4. O Japão planeja fornecer um empréstimo de 30 bilhões de ienes em um futuro próximo para apoio à saúde do Brasil.
  5. Compartilharam a visão de que também trabalharão juntos na proteção ambiental e nas contramedidas às mudanças climáticas e que apoiará a candidatura do Brasil à COP 30 em 2025.
  6. Trocaram opiniões sobre assuntos como a situação na Ucrânia e no Leste Asiático. Compartilharam a opinião de que os dois países trabalharão juntos para liderar a reforma do Conselho de Segurança da ONU neste ano.
  7. Reafirmaram a importância de valores fundamentais como a liberdade e a democracia.

Vale lembrar que em março, o governo brasileiro decidiu eliminar a isenção de visto para os japoneses a partir de outubro deste ano. Essa decisão incluiu outros países como EUA, Canadá e Austrália. 

Será que com esse acordo, o governo brasileiro, vai revogar o que foi decidido para atender à reciprocidade?

Cena da reunião entre Kishida e Lula (MOFA)

Fontes: MOFA, Asahi, JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Moscou critica declarações na cúpula em Hiroshima como ‘anti-Rússia e anti-China’

Publicado em 22 de maio de 2023, em Notícias do Mundo

A declaração diz que o G7 está literalmente fixado em um confronto abrangente com a Rússia.

Bandeira da Rússia hasteada (banco de imagens)

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia acusou as declarações dos líderes do G7 de transbordar linguagem de ódio “anti-Rússia e anti-China”.

Publicidade

De acordo com reportagem da NHK, a declaração foi divulgada pelo ministério russo no domingo (21) após a cúpula do G7 na cidade de Hiroshima ter sido encerrada no início do dia.

A declaração diz que o G7 está literalmente fixado em um confronto abrangente com a Rússia.

Ela insiste que os esforços dos EUA lideraram o G7 a assumir funções de sedes para configurar a escala e tempo de fornecimentos militares para a Ucrânia.

O documento também diz que os líderes do G7 são persistentes em demonstrar suas intenções de causar uma “derrota estratégia” da Rússia.

Em uma referência ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que viajou ao Japão e conversou com os líderes do G7 e outros, a declaração diz que o grupo das 7 nações mais desenvolvidas do mundo trouxe o líder do regime de Kiev para a cúpula e transformou a reunião em um “show de propaganda”.

A declaração argumenta que o G7 está buscando conquistar países não ocidentais para seu lado a fim de impossibilitar o desenvolvimento de suas relações com a Rússia e China.

Entretanto, o documento enfatiza que o G7 não pode refletir os interesses da região Ásia-Pacífico, Sul da Ásia, Oriente Médio, África ou América Latina.

A declaração chama a escolha de Hiroshima como local da cúpula do G7 de “cínica e desrespeitosa”.

Ela afirma que o Japão e os EUA se recusam a admitir suas responsabilidades pelo que a Rússia denomina como a “guerra agressiva” no Extremo Leste e os “bárbaros” bombardeios atômicos em cidades japonesas.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!