Em geral, quando se pensa em lavar roupas, a primeira ideia é separá-las por cores para que não fiquem cheias de pelinhos ou de bolinhas.
Para acabar com esse problema vai precisar de um material bem prático, presente em toda casa. Basta pegar o rolo de alumínio, esse usado na cozinha, cortar uns 3 pedaços de cerca de 50 centímetros cada.
Faça 3 bolas, mais ou menos do tamanho de uma de golfe, deixando o lado brilhante para fora, e basta colocá-las no tambor da máquina com todas as roupas que quer lavar, incluindo as toalhas, no procedimento normal.
Pode misturar as cores e tecidos diversos: linho, algodão, jeans, poliéster e outros materiais. As camisetas preta e a branca não vão ficar cheia de pelinhos, tampouco as roupas de outras cores.
Só exclua as que soltam tinta, pois podem manchar outras peças.
Ciência explica a eficiência
Essa receita não é uma qualquer, daquelas sem fundamento. Tem uma explicação convincente, do tipo que se aprende nas aulas de física.
Quando a máquina de lavar está em funcionamento, libera certas cargas elétricas no tambor, o que causa danos às roupas, que se desgastam gradativamente.
As cargas elétricas dentro da máquina de lavar são produzidas pelo atrito entre as próprias roupas e pelo movimento da máquina de lavar e podem causar eletrificação nas roupas, algo que pode ser evitado inserindo as bolas de papel alumínio.
A função das 3 ou 4 bolas de alumínio é de absorver todas essas cargas elétricas para que as roupas não se danifiquem, mantendo-as em bom estado por muito mais tempo. E xô pelinhos grudados nelas também!
Experimente e veja o resultado!
Porém, não as use na secadora elétrica.