A Toyota e a Subaru estão determinadas a aumentar a cooperação no desenvolvimento de VEs, com um plano de lançar um esportivo utilitário todo elétrico no mercado japonês já em 2025, disseram na terça-feira (16) fontes com conhecimento do assunto.
As duas companhias também vão considerar a colaboração em um outro veículo elétrico (VE) específico para a América do Norte e outras regiões, disseram as fontes.
A medida faz parte dos esforços da Toyota para fortalecer suas operações de VEs sob a administração do novo presidente Koji Sato.
A gigante automotiva japonesa decidiu explorar as capacidades de desenvolvimento e produção da Subaru, onde a Toyota tem uma participação de aproximadamente 20%, para alcançar suas rivais nos EUA e Europa, disseram a fontes.
O novo veículo para o mercado japonês será baseado em dois VEs que ambas as empresas haviam desenvolvido em conjunto antes, o bZ4X da Toyota e o Solterra da Subaru.
Espera-se que ele tenha um alcance maior do que o bZ4X, que pode viajar 559Km com uma única carga, e tenha um espaço maior para bagagens.
O novo modelo será produzido na fábrica da Subaru na província de Gunma.
Em abril, Sato prometeu fortalecer o negócio de VEs, visando lançar 10 modelos e vender 1,5 milhão de unidades anualmente até 2026, enquanto acrescenta que dará continuidade a sua estratégia de oferecer uma ampla seleção de veículos verdes como carros híbridos e de célula de combustível.
A colaboração aprofundada permitirá que as duas companhias ampliem suas linhas de produtos enquanto cortam investimento, disseram as fontes.
Fonte: Mainichi