A East Japan Railway (JR East) introduzirá amplamente trens-bala automatizados em meados dos anos 2030 sob planos anunciados na terça-feira (9), uma medida de economia de mão de obra que seria inédita na companhia.
A JR East visa alcançar o Grau de Automação 3 (GoA3), um nível o qual o trem pode “se conduzir sozinho”, com um humano manuseando as portas e assumindo em emergências.
Os trens operados sem condutor serão usados pela primeira vez na linha Joetsu Shinkansen entre Tóquio e a cidade de Niigata. A JR East também está considerando lançá-los em sua linha Hokuriku.
Antes da tecnologia entrar em uso comercial, a companhia planeja testar o GoA4, ou trens completamente autônomos, em viagens sem passageiros entre o fim da linha Joetsu em Niigata e o centro de materiais rolantes nas proximidades.
A JR East assinou uma nota de entendimento sobre cooperação técnica em automação de trens-bala junto com a West Japan Railway em abril. As duas companhias trabalharão juntas para desenvolver sistemas necessários e reduzir custos.
Fonte: Asia Nikkei