Volodymyr Zelensky chegou a Hiroshima neste sábado, 20 de maio (NHK)
Volodymyr Zelensky chegou a Hiroshima para participar da cúpula do G7.
Publicidade
Essa é a primeira visita do presidente ucraniano à Ásia desde o início da invasão russa em fevereiro do ano passado.
O avião transportando Zelensky pousou em Hiroshima na tarde deste sábado (20).
O governo japonês diz que o presidente ucraniano se juntará a líderes do G7 em duas sessões no domingo (21), uma para lidar diretamente com a guerra na Ucrânia e a outra sobre paz e estabilidade global que incluirá líderes de fora do G7.
Após Zelensky ter chegado ao Japão, ele publicou uma mensagem na mídia social dizendo, “Japão. G7. Reuniões importantes com parceiros e amigos da Ucrânia”. Ele acrescentou, “Segurança e cooperação melhoradas para nossa vitória. A paz estará mais perto hoje”.
Ele também deve se encontrar com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. O governo da Ucrânia disse à mídia local que Zelensky se encontrará com o presidente dos EUA, Joe Biden.
O segundo dia da cúpula está a todo vapor. Os chefes de 8 países convidados e outros representantes se juntaram aos líderes do G7.
Kishida disse, “Estou muito feliz em receber pessoas de países parceiros e organizações internacionais em Hiroshima. Nessa sessão, gostaria de discutir como podemos tomar respostas unidas para as crises complexas que o mundo enfrenta”.
Esses desafios incluem a crise alimentar causada em parte pela invasão da Rússia à Ucrânia. A segurança energética também está na agenda da reunião deste sábado.
Fonte: NHK