A árvore jacarandá está no ápice de sua floração, prenunciando a chegada do verão, na cidade praiana de Atami (Shizuoka).
É uma espécie nativa da América do Sul, sendo também ornamental pois oferece flores em formato de trombeta, em cachos. Essa árvore tropical foi amplamente extraída do Brasil para ser levada aos países da Europa.
Em 1990 Atami recebeu de presente duas árvores, enviadas pela cidade com laço de irmandade, Cascais, Portugal. Atualmente são mais de 100 pés enfileirados em uma passarela da praia Sun Beach, os quais atraem os olhares dos turistas e residentes.
De acordo com a associação de turismo da cidade, se pode aproveitar até a segunda quinzena deste mês, com iluminação especial até 18. “Queremos que apreciem essas flores únicas nesta época, inclusive tirando fotografias”, disse o porta-voz da associação.
A planta jacarandá cresce como árvore e dá flores em cachos, em tons de lilás ao roxo. É comum vê-la no Brasil e em outros países sul-americanos e o nome significa “perfumada” na língua tupi-guarani.
O nome do local em japonês é ジャカランダ遊歩道 (lê-se jacarandá yuhodo) e para chegar lá toque aqui.
Fontes: Tokyo Shimbun e Pref. Atami