Se o suco de laranja dessa marca está sempre à sua mesa, fique atento. A Kirin Beverage anunciou que aumentará o preço sugerido de varejo da garrafa PET de 330 ml do suco de laranja 100% da marca Tropicana.
E o aumento é significativo de 135,2%, pois passará de 173 para 234 ienes, já com imposto, a partir de outubro.
Os motivos para esse aumento são dois. Um é que os EUA sofrem com as consequências do furacão. Outro é que a produção no Brasil caiu por causa do greenering, a peste que afeta as plantações de laranja.
Os dois países são os maiores exportadores de suco de laranja para o Japão e a oferta parece estar apertada em todo o mundo.
“As vendas de suco de laranja no varejo dos EUA fecharam em 102,84 milhões de litros (27,17 galões) nas últimas quatro semanas encerradas em 22 de abril, segundo dados da consultoria Nielsen. O número representa uma queda de 13,2% ante o mesmo período do ano passado”, explicou a CitrusBR.
Houve uma queda de produção por causa dessa peste no interior de São Paulo. Ainda assim, segundo o Canal Rural, “a cada cinco copos consumidos no mundo, quase quatro são produzidos em solo brasileiro”.
“Julgamos que é difícil absorver o aumento do custo apenas por meio dos esforços corporativos”, declarou a Kirin.
Fontes: JNN, Yomiuri, Canal Rural e CitrusBR