No domingo (25) o Observatório de Meteorologia de Okinawa anunciou o fim da estação chuvosa na província, dia em que foi emitido o primeiro alerta contra a insolação por causa da máxima de 31ºC, com calor típico de alto verão.
Mas, as máximas superiores a Okinawa foram constatadas na região Kanto. Na cidade de Kumagaya (Saitama), os termômetros marcaram 32,9ºC, enquanto em Tóquio e Yokohama (Kanagawa), chegaram a quase 31ºC.
Na segunda-feira (26), a situação não é diferente. Em diversas cidades do Japão foram constatadas temperaturas muito elevadas, como em Kimotsuki (Kagoshima), de 32,1ºC; 32ºC em Kitami (Hokkaido), 30,8ºC em Kanazawa (Ishikawa) ou 30,6º em Aizuwakamatsu (Fukushima).
Muitas das cidades do arquipélago principal tiveram máxima de 29ºC, com temperaturas equivalentes ao pico do verão, em julho.
Por isso, a recomendação é de redobrar os cuidados com a insolação durante o dia, mas também porque o corpo não está acostumado à diferença de temperatura do dia com o da noite.
É preciso repor a perda dos minerais hidratando o corpo durante o dia, buscar locais frescos, alimentar-se bem e ter sono de qualidade.
Fontes: Tenki, ANN e NHK