O Ministério dos Transportes do Japão planeja exigir a instalação de câmeras de segurança em trens das linhas de shinkansen e outras, soube-se nesta terça-feira (13).
Câmeras de segurança terão que ser instaladas em novos vagões de trens em linhas com alta demanda nas áreas metropolitanas de Tóquio, Osaka e Nagoia, assim como em vagões novos em todos os trens nas linhas de shinkansen, disseram fontes informadas.
O plano, o qual o ministério espera apresentar a um painel de especialistas em breve, será realizado através de uma revisão de um decreto ligado à lei de negócios de ferrovias. A revisão será feita até o fim do ano se o governo chegar a um acordo com operadoras ferroviárias, de acordo com as fontes.
Sob o plano, operadoras terão que registrar imagens de câmeras de segurança. O governo não buscará outras funções na câmera à luz de encargos financeiros sobre operadoras e outros fatores.
O ministério vinha considerando tornar as câmeras obrigatórias para todo os vagões de trens novos, após ataques visando passageiros em trens nas linhas Odakyu Electric Railway e na Keio Corp. em 2021.
Fonte: Nippon