Cidade em Nagano abre seção de atendimento aos estrangeiros

A fim de promover a coexistência multicultural, a prefeitura de Azumino vai inaugurar uma seção de atendimento aos estrangeiros.

Colaboradores da prefeitura de Azumino mostram os cartazes da nova seção de atendimento aos estrangeiros (Shimin Times)

Na quarta-feira (14), a Prefeitura de Azumino (Nagano), em Toyoshina, informou abrirá uma seção de atendimento para consultas em diversos idiomas para os residentes estrangeiros, no piso térreo, a partir de 3 de julho.

Publicidade

Com a utilização de tablets, o serviço privado disponibilizará tradução simultânea em 20 idiomas, incluindo inglês, chinês, português, indonésio e vietnamita. O serviço é resultado de 5 anos de empenho para a criação de uma sociedade de coexistência que respeite a diversidade, que auxilie nos vários procedimentos e na resolução de problemas do cotidiano.

Neste ano fiscal foram nomeados dois colaboradores fluentes em inglês e em outros idiomas para os atendimentos. Há muitos residentes chineses, vietnamitas e brasileiros, com tendência de aumento de indonésios, filipinos e tailandeses. Um dos novos contratados fala também alemão e holandês, portanto, nos seus dias de trabalho, será possível fazer o atendimento em 22 idiomas.  

Segundo o porta-voz da Divisão de Direitos Humanos e Coexistência de Azumino, os estrangeiros residentes terão um leque de atendimentos e instruções de procedimentos, incluindo a criação dos filhos, educação, questões tributárias, saúde e outros.

Os horários da seção de atendimento aos residentes estrangeiros é das 9h às 12h e das 13h às 17h nos dias úteis, incluindo por telefone.   

Além da organização para a nova seção de atendimento, a prefeitura também está elaborando um guia para o cotidiano na versão japonês fácil (やさしいにほんご).

“O número de cidadãos estrangeiros está aumentando à medida que se reduz a dispersão do novo coronavírus. Com base nas necessidades, queremos nos comprometer com as múltiplas nacionalidades”, afirmou o porta-voz da Divisão de Direitos Humanos e Coexistência de Azumino.

Fonte: Shimin Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

VI Concurso de Oratória do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia

Publicado em 15 de junho de 2023, em Tome Nota

Na edição deste ano, brasileiros a partir de 18 anos de idade poderão participar do certame sem precisar estar vinculados a uma instituição de ensino.

As inscrições para o VI Concurso de Oratória do Consulado-Geral do Brasil podem ser feitas até 28 de julho de 2023

O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia informa sobre o edital de abertura do VI Concurso de Oratória voltado para brasileiros e estrangeiros a partir dos 12 anos de idade.

Publicidade

A iniciativa visa a fomentar o interesse pela língua portuguesa e pela história e cultura do Brasil, além do desenvolvimento de habilidades retóricas e argumentativas por jovens e adultos interessados no idioma.

O tema do concurso será: “Celebrando os 115 anos da viagem do Kasato Maru: o papel da migração na construção de sociedades mais prósperas e diversas”.

A proposta pretende incentivar a reflexão sobre o impacto da migração na formação das sociedades, ao recordar a histórica viagem que iniciou, simbolicamente, as relações humanas e culturais entre Brasil e Japão.

Na edição deste ano, brasileiros a partir de 18 anos de idade (categoria III) poderão participar do certame sem precisar estar vinculados a uma instituição de ensino. Dessa forma, tanto adultos brasileiros quanto estrangeiros poderão participar e expressar-se sobre o tema proposto.

As inscrições estão abertas até 28 de julho de 2023.

Para ter acesso aos editais e outras informações importantes, toque aqui.

Via Consulado-Geral do Brasil em Nagoia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão