Para atender à demanda dos estrangeiros ricos que visitam o Japão, continuam sendo construídos hotéis de luxo em Tóquio. Mas, os que são favorecidos por eles não são só as redes hoteleiras. As lojas de artigos de luxo e os restaurantes também.
A reportagem da NTV saiu às ruas de Tóquio para entrevistar esses turistas estrangeiros ricos. Um empresário de Singapura disse que o seu orçamento para passar uma semana com sua família é de 10 milhões de ienes.
Ele não usa carteira pois as cédulas de 10 mil ienes são empacotadas com elástico de borracha. A hospedagem da sua família é em apartamentos chamados de sweet room, os mais caros dos hotéis de luxo.
Uma família americana, casal e filha, também se hospeda em sweet room, e para isso pagou 5,5 mil dólares, o equivalente a 800 mil ienes. Um turista iraniano rico disse que sua verba para 5 dias é de 15 mil dólares, ou 2,1 milhões de ienes, sendo que desse valor 700 mil ienes são para os restaurantes.
Já um turista francês que estava em Shinjuku, viajando sozinho, disse que sua verba para gastar no Japão é de 3 milhões de ienes. Ele se hospedou na melhor suíte do Bellustar, recém-inaugurado, para conhecê-lo, já que é dono de uma empresa de turismo no seu país. Um pernoite na deluxe suite custa a partir de 193.542 ienes.
Conta de 200 mil ienes no restaurante
Um desses tradicionais, com mais de 120 anos de fundação, especializado em sukiyaki, só usa Matsusaka gyu, ou carne de luxo da cidade homônima de Mie.
Diferente dos convencionais, esse tem um funcionário exclusivo para cada mesa, a fim de preparar e servir essa delícia típica japonesa. Uma família de turistas da China, de 3 pessoas, pagou uma conta de ¥56.628. “Não pensamos em orçamento”, disse uma delas.
Em um outro refinado restaurante de sushi, o chinês, acompanhado da esposa, gastou 60 mil ienes.
No outro, situado em Minato-ku, há somente 9 assentos no balcão e o preço é de 38.280 ienes por pessoa. Os turistas estrangeiros ricos fazem reservas antecipadamente para degustar uma experiência incrível, do melhor do sushi. Um casal com duas filhas, de Shanghai, gastou ¥197.720, incluindo as bebidas igualmente refinadas como sakê e shochu. “Não pensamos no orçamento, pois sabemos que tudo o que é servido tem valor”, disse a esposa.
O mundo dos turistas estrangeiros ricos é bem diferente, sem limites para gastar durante o turismo no Japão, servindo-se do que há de melhor dos considerados excelentes hotéis e restaurantes.
Fonte: NTV