Pessoas foram internadas com o tipo mais grave de ataque cardíaco, o infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI), quando uma importante artéria coronária está completamente bloqueada.
Médicos descobriram um aumento de 13% nas incidências de ataques cardíacos no início da semana de trabalho (ilustrativa/banco de imagens)
As pessoas têm mais probabilidade de ter um ataque cardíaco grave em uma segunda-feira, sugeriu um estudo.
Publicidade
Médicos descobriram um aumento de 13% no início da semana de trabalho após analisar dados de 10.528 pacientes por toda a Irlanda.
As taxas de STEMI foram mais altas em um segunda-feira e também maiores do que o esperado em um domingo.
Até agora, os cientistas foram incapazes de explicar completamente esse fenômeno, mas estudos anteriores o ligaram ao nosso ritmo circadiano, o ciclo de sono ou despertar de nosso corpo.
De acordo com a British Heart Foundation (BHF) há mais de 30 mil internações devido ao STEMI a cada ano no Reino Unido.
Ele exige avaliação e tratamento para minimizar o dano no coração, normalmente executado com angioplastia de emergência, um procedimento para reabrir a artéria coronária bloqueada.
“Descobrimos uma forte correlação estatística entre o início da semana de trabalho e a incidência de STEMI”, disse o cardiologista Jack Laffan.
“Isso vem sendo descrito antes, mas continua uma curiosidade. Entretanto, a causa é provavelmente multifatorial, baseada no que sabemos de estudos anteriores, é razoável presumir um elemento circadiano”.
“Alguém é internado no hospital devido a um ataque cardíaco perigoso a cada 5 minutos no Reino Unido, então é vital que a pesquisa continue e ajude a esclarecer como e por que o ataque cardíaco ocorre”, disse o professor Nilesh Samani, diretor médico no BHF.
Fonte: Metro UK