Exercício aéreo da Otan envolvendo o Japão começa em meio à guerra russa na Ucrânia

Ao participar do exercício como observador, o Japão visa ganhar mais cooperação de defesa de países europeus, de acordo com uma fonte do Ministério da Defesa.

Foi intitulado como ‘o maior exercício de envio de forças aéreas na história da Otan’ pela Força Aérea Alemã (banco de imagens)

Um exercício de larga escala realizado por membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) começou na segunda-feira (12) na Alemanha com o Japão participando como observador, visto que a aliança militar busca demonstrar solidariedade em meio à atual guerra da Rússia na Ucrânia.

Publicidade

Intitulado “o maior exercício de envio de forças aéreas na história da Otan” pela Força Aérea Alemã, o exercício Air Defender 23 no espaço aéreo europeu que será realizado até 23 de junho junta até 10 mil militares e 230 aeronaves de 23 membros da Otan, assim como Suécia e Japão.

Só os EUA estão despachando cerca de 2 mil militares e 100 aeronaves, incluindo caças F-35 de ponta, enquanto a Força de Autodefesa Aérea do Japão está enviando aeronaves de transporte, de acordo com as forças alemãs.

Os 31 membros da Otan e Tóquio vêm fortalecendo sua parceria no Indo-Pacífico, onde a determinação marítima de Pequim vem crescendo, visto que eles buscam situações de segurança na região interligada com aquela na Europa.

A Otan vê o Japão como nação parceira, junto com a Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, em uma tentativa de controlar uma China determinada, assim como sua colaboração militar intensa com a Rússia.

Ao participar do exercício, o Japão visa ganhar mais cooperação de defesa de países europeus, de acordo com uma fonte do Ministério da Defesa.

Sob o cenário de que um membro da Otan está sob um ataque armado, o exercício multinacional visa melhorar os esforços de defesa coletiva da aliança baseado no Artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte.

O exercício havia sido planejado antes da invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022, mas o tenente-general alemão, Ingo Gerhartz, chefe da Força Aérea da Alemanha, disse que mostrar as capacidades de defesa da Otan agora será um importante “sinal”, em um alerta “disfarçado” contra a Rússia.

A guerra na Ucrânia fez a Suécia e a Finlândia reconsiderarem sua neutralidade de décadas e ambas solicitaram adesão à Otan em maio do ano passado.

A Finlândia, que é vizinha da Rússia, se tornou o 31º membro em abril após aprovação unânime, enquanto o pedido de adesão da Suécia está atualmente em espera devido a hesitações da Turquia e Hungria.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileira assassinada em Mie: ministério público acusa os 3 presos

Publicado em 13 de junho de 2023, em Sociedade

O marido e o genro foram acusados de assassinato e roubo da vítima brasileira, Roseli, enquanto a filha de cúmplice.

Da esq. p/ dir. marido, filha e genro da vítima (dir.) de assassinato e roubo (FNN)

O Ministério Público de Tsu (Mie) informou na terça-feira (13), que os 3 presos como suspeitos pelo assassinato e roubo da brasileira Roseli Almeida Aihara em 3 de maio deste ano, irão a julgamento.

Publicidade

O marido da vítima, プラテス・アルメイダ・デメルソン, 48, e o genro ou amasiado da filha do casal, ハコザキ・ルカス・ハルユキ, 23, ambos brasileiros, irão responder pelo latrocínio.

Em relação à filha mais velha, イハラ・アルメイダ・キンベリ・カオリ, 25, irá responder na Justiça como cúmplice do latrocínio.

Ela teria dirigido o veículo kei, da casa onde todos viviam em Yokkaichi (Mie), com o companheiro Lucas de passageiro, e teria ficado vigiando o local onde morava a mãe para avisar da sua chegada ao pai que estaria nas imediações.

De acordo com a acusação, o marido Prates e o genro agiram juntos para esfaquear Roseli e depois roubar a bolsa, no valor de 47 mil ienes. Foram tantos os golpes a faca que a vítima morreu pela hemorragia.

Na linha do tempo, o crime ocorreu por volta das 22h de 3 maio, na escadaria do prédio em Suzuka (Mie), onde residia a vítima. A bolsa foi encontrada na província de Gifu, pegando fogo, na mesma noite. 

No dia seguinte ao crime foram sacados 900 mil ienes do cartão de crédito da Roseli.

Os três foram presos como suspeitos em 23 de maio e no dia seguinte foram encaminhados para a promotoria. A princípio, todos negavam, mas durante o interrogatório, um deles teria assumido o assassinato e roubo.

Fontes: Tokyo Shimbun, Yomiuri e Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
UNINTER - Universidade ONLINE para brasileiros no Japão!