Fenômeno El Niño de volta e o impacto no Japão

O El Niño está de volta depois de 4 anos e boa parte do mundo poderá ter consequências de mudanças climáticas.

Foto ilustrativa de oceano (Negative Space)

Na sexta-feira (9) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o fenômeno El Niño está de volta depois de 4 anos e que a probabilidade dele continuar até o outono é de 90%.

Publicidade

Como se sabe, esse fenômeno se origina no Oceano Pacífico, ao longo da linha do Equador. A diferença da temperatura da superfície do mar em relação ao valor de referência na área de monitoramento do El Niño em maio foi de +1,1°C.

A temperatura da superfície da água poderá subir ainda mais, a causa das mudanças climáticas, não só no Japão, mas em diversos países do mundo. Ele impacta nos furacões e também nos ciclones e tufões no Pacífico. Poderá causar uma seca intensa, desde a América Central até o norte e nordeste do Brasil.

No Japão, as temperaturas durante o verão poderão ficar mais elevadas no leste do país (de Hokkaido a Kanto) e em Okinawa, e mais brandas no restante das regiões. No passado já ocorreram casos de danos à agricultura por falta de luz solar, o que poderá acontecer no norte do país, banhado pelo Oceano Pacífico

Outro detalhe é que a estação chuvosa poderá terminar mais tarde do que o normal. O local de formação dos tufões muda para o sudeste e sua pressão central tem a tendência de ser mais baixa no verão, porém a vida útil tende a ser longa no outono.

Fontes: AMJ, WeatherMap e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Boliviano é preso por furtos de 2 milhões de ienes

Publicado em 9 de junho de 2023, em Crime

Ele foi encontrado fora da província de Mie onde teve a ocorrência desses furtos, de uma única vítima.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão