Segundo o noticiário da tevê de Niigata, de terça-feira (27), um golfinho da espécie laterais brancas do Pacífico, foi encontrado morto por um colegial que estava pescando na praia, na manhã de 10 de junho.
O local foi a praia de Uchinohama, em Nishi-ku, cidade de Niigata (província homônima). Segundo o diretor do aquário municipal Marinepia Nihonkai, Takashi Nomura, “o golfinho estava deitado de lado”. Tinha 2,5 metros de comprimento e era um golfinho das laterais brancas do Pacífico, macho. Esse nome foi dado a essa espécie por causa das faixas brancas no seu corpo.
Durante a autópsia do cetáceo, foram descobertas linhas e anzóis na boca, sendo que na garganta tinha o que se chama de komasekago, ou uma espécie de cesta onde se coloca a isca, podendo ser de metal, plástico ou borracha.
“Esses materiais podem ter sido a causa da morte desse golfinho”, apontou o diretor do aquário que participou da autópsia.
Quando os golfinhos veem algo como um pedaço de plástico no mar querem brincar, disse ele. Por isso, é importante não permitir que o lixo vá para o mar, no cotidiano, destacou.
Fonte: Teny