Na terça-feira (6), um objeto em forma cilíndrica, com cerca de 4 metros de comprimento e cerca de 70 centímetros de diâmetro, na areia da praia perto do Porto de Pesca Kyan, na cidade de Itoman (Okinawa), chamou a atenção da imprensa.
Um homem residente em Naha (Okinawa), 63 anos, foi quem o encontrou e avisou a prefeitura. “Não sei de que país é, mas tem umas letras do alfabeto. Como existe a possibilidade de um acidente, é preciso descobrir o que é”, teria dito.
O intrigante objeto é de metal e parece ter uma estrutura em 3 camadas, sendo que uma das extremidades é fechada com uma forma cônica e a outra é aberta. No seu interior foram vistas areia e pedras.
Segundo informações da Prefeitura de Itoman, a manutenção dessa área do porto pesqueiro é de competência do governo da província.
Um patrulhamento efetuado entre os dias 29 e 30 de maio, antes da aproximação do tufão, viu esse objeto. Mas, ao parecer, esse objeto deve estar nesse local há mais tempo, pois uma patrulha da cidade o viu no final do ano passado.
A prefeitura e o governo provincial estão vendo se é perigoso e a forma de descartá-lo.
“Não parece ser parte de um navio. Não posso afirmar com certeza, mas parece parte de uma espécie de jangada usada na aquicultura nas Filipinas”, analisou o professor de Política Oceânica, da Universidade Tokai, com sede em Okinawa.
Fontes: Ryukyu Shimpo e Okinawa Times