O Japão caiu no ranking global de igualdade de gênero, principalmente porque homens têm mais oportunidades do que mulheres nos campos de economia e política.
No Global Gender Gap Report anual divulgado pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (21), o Japão ficou em 125º lugar entre 146 nações. Em 2022, o país foi classificado na 116ª posição.
O relatório compila rankings para “Participação e Oportunidade Econômica”, “Realização Educacional”, “Saúde e Sobrevivência” e “Empoderamento Político”.
No geral, a Islândia continua no topo da lista por 14 anos consecutivos, seguida por Noruega, Finlândia e Nova Zelândia.
O Japão quase atinge paridade em educação e cuidados da saúde, mas recebeu avaliações fracas nas outras duas categorias.
O país fica em 138º lugar na categoria política, visto que as mulheres contaram por apenas 10% das legisladoras da Câmara Baixa e 8,3% de membros do Gabinete.
O relatório adverte que levaria 162 anos para alcançar paridade de gênero na política no mundo, e 131 anos para igualdade geral.
Fonte: NHK