A declaração do Japão de que está livre da altamente patogênica influenza aviária foi aprovada pela Organização Mundial para Saúde Animal, disse o Ministério da Agricultura na terça-feira (20).
O ministério está considerando revisar sua política de controle sanitário para granjas a fim de reduzir o número de aves que serão abatidas em um futuro surto da doença.
Nessa temporada, a gripe aviária foi confirmada pela primeira vez em 28 de outubro do ano passado, acometendo 26 das 47 províncias do Japão e levando ao extermínio de 17,7 milhões de aves, a alta recorde do país para uma única estação.
Os preços de ovos de galinha no atacado indicados pela vendedora JA.Z-Tamago Co., parte do grupo de cooperativas agrícolas do Japão, atingiram altas recordes devido a uma grave escassez no fornecimento causada pelo surto.
Nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Japão desde 7 de abril deste ano.
O ministério enviou a autodeclaração ao órgão internacional, dizendo que medidas para prevenir a propagação da infecção, incluindo o abate e desinfecção de fazendas, haviam sido concluídas desde 13 de maio.
Fonte: Nippon