Japão estabelece meta de 30% de mulheres em cargos executivos nas grandes empresas

O governo japonês diz que estabelecer metas para ter executivas é significante para ‘motivar desenvolvimento de carreira entre as mulheres’.

Motivar desenvolvimento de carreira entre as mulheres (ilustrativa/banco de imagens)

O governo japonês estabelecerá uma meta de ter mulheres ocupando pelo menos 30% de posições executivas dentro de grandes empresas até 2030, promovendo uma meta definida pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, mostra um documento de esboço apresentado na segunda-feira (5).

Publicidade

A meta se aplicaria a companhias listadas no mercado Prime de empresas importantes na Bolsa de Valores de Tóquio (TSE). O Gabinete de Kishida emitirá uma decisão formal sobre a proposta neste mês.

A meta busca endereçar o que críticos chamaram de falta de opiniões diversas na gestão corporativa japonesa.

Kishida manifestou a meta numérica pela primeira vez no fim de abril, dizendo que medidas mais ousadas eram necessárias para promover mais mulheres a postos de liderança.

Desde o fim de julho de 2022, 18,7% das companhias no mercado Prime da TSE não tinham executivas. Apenas 2,2% das companhias do TSE tinham mulheres em mais de 30% dos postos executivos.

Estabelecer a meta é significante para “motivar desenvolvimento de carreira entre as mulheres” e “aumentar diversidade e vitalidade em tomada de decisão socioeconômica”, de acordo com o documento de segunda-feira de um comitê sobre inclusão de gênero.

O governo pedirá a empresas que nomeiem pelo menos uma mulher em cargo executivo até 2025.

Ele recomendará que companhias Prime no TSE criem planos de ação para alcançar metas. Metas numéricas devem fazer parte das novas regras de listagem do TSE a serem estabilizadas neste ano.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota do Brasil anuncia elevado investimento em Sorocaba

Publicado em 6 de junho de 2023, em Brasil

A montadora japonesa informou sobre o novo investimento na cidade do interior de São Paulo, o que irá gerar empregos.

Reprodução da imagem de divulgação da Toyota do Brasil

Na segunda-feira (5) a Toyota do Brasil anunciou um novo investimento em Sorocaba-SP, de 160 milhões de reais para um novo Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (CDP).

Publicidade

“Nesse novo centro serão recebidas e despachadas todas as peças das marcas Toyota e Lexus comercializadas no Brasil, bem como as exportações das peças dos modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Etios para os países da América Latina e Caribe”, informou.

“Estamos evoluindo junto com as necessidades dos nossos clientes e do mercado. O novo investimento também reforça a determinação da Toyota no cumprimento de uma de suas principais missões: aumentar sua competitividade no mercado regional e global, ao manter uma operação moderna e estável, com mais produtividade e flexibilidade”, afirma José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil.

Esse novo CDP gerará empregos e fortalecerá a economia local, informou em release da montadora japonesa no Brasil.

As obras começarão neste mês e a transferência das atividades para o novo local será iniciada em outubro de 2024. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2025.

Segundo as informações, “a Toyota tem investido constantemente na busca por mais competitividade no mercado brasileiro e já investiu por aqui mais de 7 bilhões de reais na última década. Essa estratégia tem sido fundamental para aumentar o potencial da montadora em ofertar veículos ao mercado doméstico e para exportação”.

Além do investimento em Sorocaba, a Toyota recentemente anunciou um aporte de R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex no país.

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!