O estudante foi às montanhas com seus amigos e, por curiosidade, comeu os frutos de uma planta que estava crescendo no local, em Fukuoka.
Uma planta Jack-in-the-pulpit (ilsutrativa/banco de imagens)
Um estudante do ginásio foi hospitalizado devido a uma aparente intoxicação alimentar após consumir o que pareciam ser pequenos frutos de uma planta Jack-in-the-pulpit japonesa nas montanhas em Iizuka (Fukuoka), anunciou o governo provincial na terça-feira (20).
Publicidade
Enquanto a condição do menino não seja grave, o governo provincial está pedindo às pessoas que não colham ou consumam plantas durante essa temporada de mais atividades ao ar livre.
A província de Fukuoka explicou que o estudante foi às montanhas com seus amigos na segunda-feira (19) e, por curiosidade, comeu os frutos de uma planta que estava crescendo no local.
Poucos minutos depois, ele sentiu dores em sua boca e seus lábios incharam, então ele foi levado para o hospital. Acredita-se que o menino tenha consumido um pequeno fruto tóxico da planta Arisaema serratum, ou Jack-in-the-pulpit japonesa.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e outras fontes, a Arisaema serratum é uma erva perene da família Araceae que é distribuída por todo o Japão, sustentando frutos parecidos com espigas de milho do verão ao outono.
Os pequenos frutos mudam do verde para o vermelho quando amadurecem, e há relatos de ingestão acidental.
Masashi Nakata, diretor do Jardim Botânico de Toyama, disse que quando o fruto é mordido, ele causa uma dor penetrante na boca na hora. Isso é porque os frutos contêm oxalato de cálcio, que é designado como substância prejudicial.
Houve raros acidentes em que pessoas os consumiram após confundi-lo com milho ou outras plantas.
“Se acontecer de você comer um, lave a boca imediatamente e busque atendimento médico”, disse Nakata.
Fonte: Mainichi