Médico aponta que o Japão pode ter entrado na 9.ª onda da covid

Em uma reunião realizada em Tóquio, ele analisou que o Japão pode ter entrado na nona onda da epidemia do coronavírus.

Imagem ilustrativa do coronavírus (Pixabay)

O médico e cientista japonês Shigeru Omi, que presidiu o subcomitê de contramedidas da infecção pelo coronavírus do governo, disse em uma reunião das associações hospitalares realizada em Tóquio, na quarta-feira (14), que “pode ser que tenhamos entrado na 9.ª onda da epidemia”. 

Publicidade

Um mês depois que a covid foi classificada pela Lei de Doenças Infecciosas como categoria 5, ou seja, a mesma da gripe sazonal, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus relatadas pelas cerca de 5 mil instituições médicas de todo o país aumentou 2,5 vezes.

“Se o número de mortes da 9.ª onda de infecção pelo coronavírus puder ser menor do que na anterior, a 8.ª, que chegou a mais de 20 mil em 2 meses depois do feriado de Ano Novo, os danos da epidemia poderão ser reduzidos até certo ponto”, analisou Omi.

Destacou a importância de continuar vacinando os idosos que correm risco de adoecimento grave e prevenir o contágio nas instituições de cuidados. 

Médico e cientista Shigeru Omi (Yomiuri)

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Recruta que atirou no campo de treino teve como alvo o instrutor

Publicado em 15 de junho de 2023, em Sociedade

O preso por ter atirado em 3 oficiais, dos quais 2 morreram, disse que o alvo foi o chefe do treinamento.

Vista aérea do campo de treino onde ocorreram os disparos contra os oficiais da GSDF (CBC TV)

O recruta da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (GSDF), 18 anos, preso por ter atirado contra 3 oficiais, dos quais dois morreram, na quarta-feira (14), no campo de treino na cidade de Gifu (província homônima), declarou que foi repreendido pelo instrutor de 52 anos.

Publicidade

Ele usou o rifle automático durante o treino e fez 4 disparos, sendo que dois foram contra o instrutor, alvo de sua ação, mas acabou atirando contra outros dois de 25 anos, alocados para dar suporte ao treinamento. Um deles morreu e outro está internado para tratar do ferimento na coxa esquerda.

O recruta preso disse que seu objetivo não era matar o oficial de suporte ao treinamento, mas o fez para evitar que disparasse contra ele.

A Polícia da Província de Gifu e a GSDF informaram que o instrutor levou dois tiros no peito e o outro foi atingido no flanco. 

Arma usada pelo recruta e oficiais sem colete à prova de balas

O rifle automático usado é japonês, do tipo 89 5,56mm, sendo possível alternar entre tiro único e contínuo. Os recrutas devem fazer 5 exercícios de tiro, quatro usando munição real. Nesse dia havia cerca de 120 pessoas, sendo 70 recrutas e 50 instrutores, para o último treinamento, com exame para os membros poderem usar armas de fogo.

Cena de um treinamento dos recrutas (NHK)

Segundo informações da GSDF, os oficiais usavam capacetes de aço mas não estavam usando o colete à prova de balas, o que não fere o regulamento.

O último incidente dessa natureza ocorreu em 1984, na província de Yamanashi.

Choque no batalhão 

O caso de assassinato foi entregue para a polícia de Gifu, a qual contará com o apoio da GSDF na investigação. O recruta preso como suspeito de assassinato será encaminhado para a promotoria na quinta-feira (15).

Cena de um militar apoiando o outro (telespectador da NHK)

Essa ocorrência causou um choque entre os recrutas e oficiais e muitos deles foram vistos chorando do lado de fora do campo de treino.

Alistamento militar 

No Japão o alistamento militar não é obrigatório, mas são elegíveis a recruta as pessoas com 18 anos. Esse em questão, ingressou na unidade de treinamento de novos membros do 35.º Regimento Regular, que pertence à Guarnição de Moriyama na cidade de Nagoia (Aichi), em abril deste ano.

Seria nomeado oficial e designado para uma unidade da GSDF após concluir o treinamento de recrutas no final deste mês.

Fontes: CBC TV e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
UNINTER - Universidade ONLINE para brasileiros no Japão!