No domingo (4) as pistas de embarque e desembarque do Aeroporto de Naha (Okinawa) foram fechadas 3 vezes por causa dos relatos de bird strike, o que pode ser traduzido como risco aviário, ou colisão de pássaros contra a aeronave.
O primeiro relato foi por volta das 9h35, do piloto do avião da Skymark, voo 503, o qual partiu do aeroporto de Fukuoka para pouso em Naha. A Skymark informou que embora o piloto tenha relatado para a torre de controle que “algo atingiu a aeronave”, não foi constatado dano.
O segundo relato foi do piloto da All Nippon Airways (ANA), por volta das 9h50, dizendo que “pássaros cruzaram a frente durante a decolagem”.
Depois de receber os relatos, a operadora do aeroporto de Naha fechou todas as pistas para inspeção, o que durou cerca de 17 minutos. Depois disso, o piloto de uma aeronave de pequeno porte que estava prestes a decolar informou que viu um pássaro caído na pista. Novamente foi feita inspeção na pista de decolagem, entre 10h40 às 10h50.
Por conta disso, 18 voos foram prejudicados com atrasos. Soube-se que dois da Peach Aviation tiveram atraso de até 30 minutos.
Fontes: Okinawa Times e Ryukyu Shimpo